Passado quase um ano, redutores de velocidade voltaram a ser instalados em trechos da BR-163 em Mato Grosso do Sul. Eles ainda não estão em funcionamento, mas já ajudam condutores a ‘pôr o pé no freio’, principalmente em trechos de área urbana.
Desde que retirados, em meados de 2024, moradores de cidades cortadas pela BR-163 afirmam que a via se tornou verdadeira pista de corrida. Carros e caminhões em alta velocidade, na área urbana, se tornaram grande perigo aos moradores.
Ao menos duas pessoas morreram atropeladas enquanto tentavam atravessar a rodovia. Moradores realizaram protestos pela reinstalação dos radares, mas só em março de 2025 eles começaram a voltar.
Mesmo sem operação, os radares instalados já surtem efeito. Moradores de Bandeirantes disseram ao Jornal Midiamax que se sentem mais seguros. Isso porque perceberam que os motoristas ficam receosos e acabam diminuindo a velocidade. Contudo, ainda cobram outras medidas, como passarelas ou faixa de pedestres elevada.
“Em todas as cidades que a BR-163 corta dentro deveriam ter passarelas, moro há oito meses aqui e fica a observação já, é muito perigoso para os pedestres”, disse morador de Bandeirantes, que não quis se identificar.
Mortes por atropelamento
Em novembro de 2024, uma jovem de 20 anos morreu atropelada por uma Trailblazer, na BR-163, em Bandeirantes. Ela tentava atravessar a rodovia quando o veículo a atropelou, e a arrastou por 30 metros. Na época, moradores também protestaram sobre a falta de radar no local.
Ao Jornal Midiamax, a vendedora Zaini Kreulich, 18, comentou que era amiga da jovem que morreu atropelada e a tragédia poderia ser pior. “Ela estava indo buscar a filha pequena na escola, quando o acidente aconteceu”.
Aos 8 anos, Pietro Benjamin morreu atropelado por um motociclista na BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, a 194 quilômetros de Campo Grande. O acidente aconteceu na segunda-feira (03), quando ele tentava atravessar a rodovia com a mãe e um irmão.

Quando vai funcionar?
Responsável pela administração da BR-163, a CCR MSVia afirma que segue em tratativas com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a instalação dos novos radares que atendam às normas atuais, mediante inclusão por meio de aditivo contratual.
E destaca que aposta em medidas como reforço de sinalização, como a instalação de sistemas de alerta, e monitoramento intensivo por 477 câmeras. Também diz realizar campanhas de conscientização, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal na fiscalização de velocidade por meio de radares portáteis.
Já a ANTT, disse em nota, que o Termo Aditivo para reimplantação dos radares será pautado para deliberação em reunião da diretoria, na próxima semana. “A concessionária, em razão da urgência e da segurança viária, e por deliberação própria, iniciou a implantação dos dispositivos”, diz a nota.
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