Pular para o conteúdo
Cotidiano

Semana Santa: mais de 100 padres renovam votos em Missa do Cristo em Campo Grande

Quinta-feira Santa é conhecida pelo lava pés, mas renovação sacerdotal é um dos momentos mais bonitos da semana
Graziela Rezende -
Padres na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor (Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Mais de 100 padres, com suas vestes bonitas, entrando na igreja e sentando no banco dos fiéis, ao coro dos católicos e da banda eclesiástica. A renovação sacerdotal é um dos momentos mais bonitos da Semana Santa, porém, pouco divulgado, já que a missa do lava-pés é o ritual mais conhecido, em memória da última ceia de Jesus. No entanto, para os párocos, é o momento em que revigoram os próprios compromissos com a igreja.

“A Quinta-feira Santa é o dia em que celebramos a instituição de Eucaristia, que é quando Jesus dá a última ceia, que é a missa que celebramos de noite. Jesus parte o pão, todos comem, distribui o vinho e todo o ritual é feito em memória a ele. Agora, na parte da manhã, celebramos a instituição do nosso sacerdócio, em que todos os padres e bispos se reúnem na missa, que se chama Missa do Cristo, a missa do , a missa da unidade, em que renovamos os nossos compromissos sacerdotais, então, hoje é o Dia do Padre também”, afirmou o arcebispo de , Dom Dimas, ao Jornal Midiamax.

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Conforme o arcebispo, é sempre um momento único, porque todos, inclusive os religiosos, participam e se recordam do dia da nossa ordenação. “É um dia santo e um momento de renovação para os padres também. Além disto, é o dia em que a gente abençoa os santos óleos, que serão usados depois, ao longo de todo ano, para o batismo, crisma, os doentes, e o óleo do crisma também é para ungir os padres, bispos e a própria igreja, as colunas, tudo com o óleo de Deus, até a próxima “, explicou.

Mais de 100 padres participaram da missa na Paróquia Cristo Bom Pastor

Nesta Quinta-Feira Santa (17) a missa na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor, bairro União, reuniu mais de 100 padres, conforme a organização do local. “É um sentimento de renovação pessoal que nós temos hoje, uma revisão da vida, é voltar às origens. Lembrar aquilo que a gente prometeu, no dia da própria ordenação, é o dia também de sair, como eu disse, com um novo ardor”, argumentou.

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor, Miguel Ferreira Lima Filho, ressaltou que o clero celebra a instituição da Eucaristia. “Hoje é um dia muito importante na Apostólica Romana, especialmente na nossa Arquidiocese, onde nós nos unimos para a renovação dos nossos votos sacerdotais. E celebrar a Missa da Unidade, onde também o arcebispo vai consagrar o óleo, onde é ungido no batismo, na crisma, e também o óleo dos santos enfermos, então, é uma alegria muito grande poder celebrar esta festa da unidade, onde Cristo institui, nesta quinta-feira santa, a Santa Eucaristia, falou.

O pároco disse ainda que a Paróquia Cristo bom Pastor se alegra em receber o clero de Campo Grande hoje. “Nós também comemoramos, este ano, 25 anos da criação desta paróquia. A lição de hoje é simples, a lição de Jesus Cristo. Quando nós ouvimos a narração de Jesus, através dos Evangelhos, Ele nos ensina a sermos simples, mas, profundamente acolhedores, então, o nosso povo está fazendo aquilo que Jesus inspira ao nosso coração, sermos pessoas humanas que amem a Deus em primeiro lugar, e o segundo mandamento, amar o ser humano. Este gesto é grandioso, e com certeza digno da vida de Cristo em nossa vida”, argumentou.

(Madu Livramento/Jornal Midiamax)

A psicopedagoga Maria Aparecida Borges da Silva, de 62 anos, ressaltou que a Semana Santa é de introspecção e que o católico deve estar presente em todas as celebrações.

“Esta é uma celebração que consagra o óleo do crisma e abençoa óleo dos enfermos e do catecúmeno, que vai ser usado durante este ano, então, é de grande importância sim que todos os fiéis participem deste momento. É uma semana de reflexão, de pensar em tudo o que vivemos até o momento e pensar no que Jesus fez pela sua crucificação e morte, pela nossa salvação, pelo perdão dos nossos pecados, então, é até dolorosa”, finalizou.

Confira alguns momentos da missa:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada