Pular para o conteúdo
Cotidiano

Protetores independentes de animais lamentam burocracia para castração em CCZ de Campo Grande

Sesau afirma que mudanças já foram solicitadas
Jennifer Ribeiro -
cachorro na rua
Animal SRD na rua (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

Protetores independentes de animais em afirmam que o processo de castração no CCZ (Centro de Controle de Zoonose) tornou-se burocrático desde dezembro de 2024. Com as mudanças adotadas, os voluntários relatam gastos logísticos acima do que podem suprir e atraso no processo de adoção dos pets.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ao Jornal Midiamax, uma protetora independente, que atua em resgates há dois anos, afirma que até novembro os voluntários podiam garantir vagas todo dia 20, de maneira remota. Depois, passavam as senhas para os adotantes dos resgates, que se responsabilizavam pelo restante do processo, como levar e buscar da cirurgia.

No entanto, em dezembro, além de ficar definido que o dono do CPF que realizou o agendamento é obrigado a ir até o CCZ para assinar a lista de presença, os protetores independentes precisam ir pessoalmente retirar a guia de pagamento da microchipagem.

“Eles não disponibilizam isso online. Ou seja, você vai ter de buscar a guia, vai ter que levar o animal e depois buscar ele novamente. O pior é que não aceitam o pagamento via Pix, tem que pagar na lotérica”, lamenta a protetora.

Pagamento apenas em lotérica

Conforme a mulher, em 1º de janeiro havia uma vaga para castração, no entanto, quando chegou no CCZ foi informada de que o sistema estava fora do ar e por isso não teria como imprimir a guia.

“Eles me disseram que eu precisava ter ido retirar a guia antes para pagar na lotérica e levar o comprovante. É revoltante, porque a gente se vê numa situação de impotência, acaba perdendo vagas. A prestação de serviço público deve ser eficiente e atender a necessidade do cidadão”, afirma.

Procurada pela reportagem, a (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que a implantação do sistema que permite a emissão da guia de recolhimento on-line e facilita o pagamento desta já foi solicitado pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses e deverá ser implantado em breve. No entanto, não informaram quando a mudança deve ocorrer.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias