Manifestantes do MPL (Movimento Popular de Luta) se concentram em frente ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na manhã desta segunda-feira (26), em Campo Grande. Eles cobram andamento no assentamento de famílias.
Após se concentrarem em frente ao Incra, região central de Campo Grande, os manifestantes conseguiram uma agenda às 9h, com a superintendência regional. Além de pessoas da Capital, há moradores de cidades como Mundo Novo, Paranhos, Anaurilândia e Nova Alvorada do Sul.
Representante do MPL, Jonas Carlos, explica que a reunião de hoje vai avalizar a mobilização dos últimos meses. Ele afirma que o Incra se comprometeu a mapear uma área para aquisição.
“A pauta é o assentamento das famílias nos municípios de Mato Grosso do Sul e recursos do governo federal. O Estado não faz assentamento há mais de 12 anos e existe esse compromisso do presidente Lula de assentar e da superintendência aqui de mapear as áreas. Hoje essa agenda para ver justamente o que andou e o que não andou”, afirma Jonas.
Superintendente do Incra MS, Paulo Roberto da Silva, afirma que a reunião estava marcada, mas não sabe a pauta e que as demandas do MPL estão andando em Brasília. “O mapeamento das terras já está pronto. Vai avançar bem a pauta deles. Vamos ver eles pegarem exatamente qual ponto eles vão questionar para a gente poder dialogar caso o caso”, afirma.
*Com Murilo Medeiros
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!