Professores da rede municipal de ensino se reuniram na manhã desta quinta-feira (24) com vereadores na Câmara Municipal de Campo Grande. Durante reunião, eles pediram para que assuntos da Educação sejam debatidos com a classe antes de serem votados pelos parlamentares.
Segundo a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), os professores aproveitaram o encontro para se apresentar oficialmente ao vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), presidente da Casa de Leis.
A intenção da categoria é aproximar a classe dos vereadores. O encontro acontece após a mobilização do movimento nacional da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que levou nove mil pessoas para o Centro da Capital na manhã de quarta-feira (23).
Participaram da reunião os vereadores: professor Juari Lopes (PSDB), Rafael Tavares (PL), Landmark (PT), Wilson Lands (Avante), Flávio Cabo Almi (PSDB) e o líder da prefeita na Câmara, Beto Avelar (PP).
Pauta retirada a pedido da ACP
Em março deste ano, a Câmara Municipal retirou da pauta o debate sobre a legalidade do PL nº 10.996/23, que cria o Programa Mais Creche, com o intuito de definir critérios para o preenchimento de vagas em creches na rede privada de ensino da Capital, quando não houver vagas disponíveis nas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil). Na ocasião, o pedido de retirada foi feito pela ACP.
O projeto, de autoria do vereador Clodoílson Pires (PODEMOS), passaria por uma avaliação sobre a legalidade da proposta, para decidir se sua tramitação na Casa de Leis continuaria.
Como não houve unanimidade na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o parecer seria discutido em plenário. Entretanto, após deliberação com os professores, a medida foi retirada da pauta para ser debatida novamente.