Nesta segunda-feira (31), acontece a 18ª edição do Prêmio Mulher Cidadã – ‘Marta Guarani’, realizado pela Câmara Municipal de Dourados. A homenageada deste ano é a professora, jornalista e indigenista Veronice Lovato Rossato, que atua nas aldeias Jaguapiru e Bororó.
A professora chegou a Dourados no início da década de 1980 como missionária para um trabalho com a formação de professores guaranis e caiuás que participaram das primeiras experiências de escolarização.
A professora também teve papel importante na articulação do movimento dos professores indígenas e é considerada uma defensora entusiasmada das línguas indígenas e da alfabetização na língua étnica.
Veronice caminhou junto ao Movimento de Professores Guarani e Kaiowá de MS, desde sua fundação, tendo sido uma das criadoras e docente efetiva do Curso Normal Médio Intercultural Ára Verá (SED-MS), e também da Licenciatura Intercultural Teko Arandu (FAIND – UFGD), como voluntária, bem como no projeto do MEC chamado Ação Saberes Indígenas na Escola.
A docente publicou um livro oriundo de sua dissertação de mestrado: “Será o letrado ainda um dos nossos? Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul”.
Nos últimos anos, ela faz parte da organização não governamental RAIS (Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental), além de trabalhar na revisão de textos acadêmicos, principalmente as pesquisas produzidas por acadêmicos indígenas.
Honraria instituída em 2003
O “Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani” foi criado por meio do Decreto Legislativo nº 397 de 01 de outubro de 2003. A honraria outorgada anualmente pela Câmara de Dourados é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo.
Marta tem uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.