Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professor universitário morre após passar mal em Campo Grande

Hemerson Pistori era casado e deixa dois filhos
Schimene Weber -
Professor doutor Hemerson Pistori (Reprodução, UCDB)

O professor doutor Hemerson Pistori, cientista da computação na UCDB ( Católica Dom Bosco), em Campo Grande, faleceu nesta segunda-feira (17), dentro da universidade, após, segundo informações que circulam em grupos de alunos, ter passado mal depois de ministrar uma aula, aos 54 anos.

Uma ambulância teria ido até a universidade para realizar os procedimentos de primeiros socorros, entretanto, Hemerson não resistiu. Ele era casado e deixa dois filhos.

Segundo a Assessoria de Imprensa da universidade, ainda não há informações sobre a causa da morte do professor doutor Pistori.

Notas de pesar mostram o quanto Pistori era querido pela comunidade científica de MS

Após o ocorrido, a UCDB emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento de Pistori. Abaixo, veja o texto completo:

“É com pesar que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) informa o falecimento do Professor Dr. Hemerson Pistori, aos 54 anos. Hemerson era cientista da computação e docente da UCDB desde 1994. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2017 e, sob sua gestão, a Católica consolidou-se como referência na pesquisa científica, com a criação dos cursos de Doutorado, o fortalecimento da internacionalização e o fomento à inovação. Hemerson era casado e deixa dois filhos.

Um dos maiores expoentes da ciência em , Hemerson liderava o grupo Inovisão, pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional/inteligência artificial no Centro-Oeste. Em 2023, foi considerado um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.

Sua contribuição para a ciência e para a formação de milhares de alunos é comprovada pelas inúmeras publicações em revistas científicas e as orientações de alunos de graduação e pós-graduação. Era docente nos cursos de Engenharia e professor titular nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

A UCDB se solidariza à família do querido professor Hemerson e agradece imensamente sua contribuição por uma vida inteira dedicada à docência e aos avanços científicos, sempre com gentileza e humanidade. Seu legado será eternamente lembrado, e as sementes plantadas frutificarão em sua memória.”

Em publicação feita no perfil do Instagram da UCDB, diversos colegas, amigos e alunos se solidarizaram pelo falecimento do professor.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além da universidade, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) também emitiu uma nota lamentando a morte de Pistori, e exaltando-o enquanto ser humano e profissional. Leia:

“Com uma trajetória marcada pela inovação e pela formação de pesquisadores, o professor doutor Hemerson Pistori foi uma referência na área de visão computacional no . Conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e premiado como um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense, Hemerson foi o criador do “Inovisão” grupo pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional e inteligência artificial na região Centro-Oeste.

Também teve papel fundamental na internacionalização da pesquisa, mantendo colaborações com universidades nos Estados Unidos. Além de suas contribuições acadêmicas e científicas, auxiliou na capacitação de profissionais e na criação de empresas de tecnologia em Campo Grande.

Durante sua gestão como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, liderou a expansão dos programas de pós-graduação e a criação de iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo.
Pistori sempre foi combativo e brilhante. Admirado por estudantes e .

A Fundect lamenta sua perda. Nossa solidariedade a familiares e amigos.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal deixa caminhonete e Ônix destruídos na BR-367; ninguém ficou ferido

Brusque e Athletico empatam sem gols no jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil

United atropela Bilbao com gol de Casemiro e encaminha vaga na final da Liga Europa

Roberto Justus e Ana Paula Siebert renovam votos com festa de luxo em SP

Notícias mais lidas agora

Colheita Fantasma: Dono de escritório cerealista preso com armas ganha liberdade com fiança de R$ 3 mil

Federação

Liderado por Tereza Cristina em MS, União Progressista terá 109 deputados e 14 senadores

Servidora é presa por dirigir bêbada após bater em carro estacionado e agredir PM em Campo Grande

Homem é preso com maconha e skunk escondido em compartimento falso de carro em MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso com garrucha artesanal tentando invadir residência na Vila Albuquerque

O suspeito havia ameaçado uma primeira vítima na Avenida Gury Marques momentos antes

Emprego e Concurso

Golpistas divulgam falso concurso público da PRF com pagamento de taxas

Inscrições não foram abertas qualquer informação será noticiado no site oficial do órgão

Cotidiano

Inocência supera Campo Grande na geração de novos postos formais de trabalho em março

Cidade do interior leste do estado gerou 585 novas vagas formais de trabalho, impulsionada pela instalação da Arauco no município

Famosos

Morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

Nana ficou internada por 9 meses após ter uma overdose medicamentosa, causada por excesso de opioides