Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professor universitário morre após passar mal em Campo Grande

Hemerson Pistori era casado e deixa dois filhos
Schimene Weber -
Professor doutor Hemerson Pistori (Reprodução, UCDB)

O professor doutor Hemerson Pistori, cientista da computação na UCDB ( Católica Dom Bosco), em , faleceu nesta segunda-feira (17), dentro da universidade, após, segundo informações que circulam em grupos de alunos, ter passado mal depois de ministrar uma aula, aos 54 anos.

Uma ambulância teria ido até a universidade para realizar os procedimentos de primeiros socorros, entretanto, Hemerson não resistiu. Ele era casado e deixa dois filhos.

Segundo a Assessoria de Imprensa da universidade, ainda não há informações sobre a causa da morte do professor doutor Pistori.

Notas de pesar mostram o quanto Pistori era querido pela comunidade científica de MS

Após o ocorrido, a UCDB emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento de Pistori. Abaixo, veja o texto completo:

“É com pesar que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) informa o falecimento do Professor Dr. Hemerson Pistori, aos 54 anos. Hemerson era cientista da computação e docente da UCDB desde 1994. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2017 e, sob sua gestão, a Católica consolidou-se como referência na pesquisa científica, com a criação dos cursos de Doutorado, o fortalecimento da internacionalização e o fomento à inovação. Hemerson era casado e deixa dois filhos.

Um dos maiores expoentes da ciência em , Hemerson liderava o grupo Inovisão, pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional/inteligência artificial no Centro-Oeste. Em 2023, foi considerado um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.

Sua contribuição para a ciência e para a formação de milhares de alunos é comprovada pelas inúmeras publicações em revistas científicas e as orientações de alunos de graduação e pós-graduação. Era docente nos cursos de Engenharia e professor titular nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Local e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

A UCDB se solidariza à família do querido professor Hemerson e agradece imensamente sua contribuição por uma vida inteira dedicada à docência e aos avanços científicos, sempre com gentileza e humanidade. Seu legado será eternamente lembrado, e as sementes plantadas frutificarão em sua memória.”

Em publicação feita no perfil do Instagram da UCDB, diversos colegas, amigos e alunos se solidarizaram pelo falecimento do professor.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além da universidade, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) também emitiu uma nota lamentando a morte de Pistori, e exaltando-o enquanto ser humano e profissional. Leia:

“Com uma trajetória marcada pela inovação e pela formação de pesquisadores, o professor doutor Hemerson Pistori foi uma referência na área de visão computacional no Brasil. Conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e premiado como um dos cientistas-destaque na Área de Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense, Hemerson foi o criador do “Inovisão” grupo pioneiro nos estudos sobre o uso da visão computacional e inteligência artificial na região Centro-Oeste.

Também teve papel fundamental na internacionalização da pesquisa, mantendo colaborações com universidades nos Estados Unidos. Além de suas contribuições acadêmicas e científicas, auxiliou na capacitação de profissionais e na criação de empresas de tecnologia em Campo Grande.

Durante sua gestão como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, liderou a expansão dos programas de pós-graduação e a criação de iniciativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo.
Pistori sempre foi combativo e brilhante. Admirado por estudantes e .

A Fundect lamenta sua perda. Nossa solidariedade a familiares e amigos.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aprender a lutar para não brigar

Agesul homologa licitação de obra para controle de erosão em Amambai por R$ 104 milhões

VÍDEO: PM acusado de liderar briga generalizada em Três Lagoas é investigado pela Corregedoria

Mulher apontada como pivô do divórcio de Carlinhos Maia quebra silêncio: ‘Exposto’

Notícias mais lidas agora

Amante pode ter jogado mulher ainda viva para esconder traição em Terenos

MPMS: nota zero em transparência e dados ocultos sobre altos ganhos de membros

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

relatoria tereza nelsinho

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

ministra cida

Ex-ministra Cida Gonçalves vem a MS para seminário sobre violência

Últimas Notícias

Brasil

Haddad diz que Alckmin teve a terceira e ‘mais longa’ conversa com Lutnick, secretário dos EUA

Partes tentam chegar a acordo sobre imposição de tarifas

Transparência

Pavimentação na MS-380 em Ponta Porã vai custar R$ 77,8 milhões

Serão pavimentados mais de 19km da rodovia estadual em trecho urbano da cidade

Polícia

Nova lei aumenta penas para furto e roubos de fios de telefonia e energia

Norma também pune quem for pego com cabos de prédios públicos que prestem serviços essenciais, como unidades de saúde

Economia

‘Tarifaço Trump’: produção de carne de MS não sofre redução e exportação segue para o mercado interno

Sindicato informa que o impacto no mercado de exportação chega a 5%, mas sem redução na produção