A falta de compressores, que persiste há um ano em algumas unidades, continua a postergar a maioria dos atendimentos odontológicos na rede municipal de saúde de Campo Grande.
Os profissionais utilizam o compressor para distribuir o ar comprimido necessário ao funcionamento de diversos materiais, como a cadeira odontológica, o micromotor, a caneta de rotação e o sugador. Sem o equipamento, eles não conseguem realizar procedimentos como restauração, extração, canal, entre outros.
Em fevereiro deste ano, o Sioms (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul) denunciou a falta de compressores. Contudo, um ano antes, o Midiamax já havia divulgado a denúncia de pacientes sobre o mesmo problema.
A reportagem do Midiamax recebeu uma lista com as unidades que ainda enfrentam a falta do equipamento, além do tempo de inatividade dos atendimentos que dependem do compressor, em cada uma dela.
Essa lista inclui 20 unidades, entre elas centros regionais de saúde. Segundo a denúncia, a USF (Unidade de Saúde da Família) Doutro Olimpio Cavalheiro, localizada no bairro Cohab, permanece sem compressor há 9 meses.

O que diz a Sesau
Ao responder à reportagem do jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que “na USF Tiradentes, o compressor já funciona”.
Sobre a USF Cohab – que, segundo a denúncia, está sem compressor há 9 meses – a Sesau esclareceu que “duas equipes de saúde bucal atuam na unidade: uma profissional está em licença médica e a outra continua atendendo normalmente”.
A Secretaria também destacou que “conduz um processo de contratação emergencial de empresa para realizar a manutenção corretiva dos equipamentos, além de um processo licitatório para contratar uma empresa que execute a manutenção preventiva e corretiva”.
De acordo com a Sesau, “nenhuma equipe suspendeu os atendimentos”. Os profissionais realizam todos os procedimentos que não dependem do compressor diretamente nas unidades. Quando o procedimento exige o uso do aparelho, a equipe acolhe o paciente, o insere no sistema e o encaminha para uma unidade equipada com compressor.