O primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Indígena do país foi inaugurado neste sábado (9), na reserva Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), na data que celebra o Dia Internacional dos Povos Indígena.
Inédito no Brasil, o serviço funcionará 24 horas por dia e vai atender cerca de 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena. Os profissionais de saúde são bilíngues em português e guarani, o que vai garantir um atendimento adequado e reduzir pela metade o tempo de resposta em casos de urgência.
O atendimento será integrado à Central de Regulação do SAMU convencional, e permitirá o encaminhamento para hospitais de referência que também contam com profissionais que falam em guarani, como o Hospital Universitário da Grande Dourados. Além disso, cada espaço da base recebeu nomes em guarani, mostrando o respeito à cultura e acessibilidade aos indígenas.
O Samu Indígena possui base própria na reserva, conta com uma ambulância exclusiva e um investimento anual de R$ 341 mil para seu funcionamento.
A cerimônia de inauguração aconteceu na sede da Missão Evangélica Caiuás neste sábado (9) e contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais.