Neste sábado (29), a Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece em sistema de plantão na USF (Unidade de Saúde da Família) Tiradentes, em Campo Grande. Aproveitando o fim de semana, muitas pessoas que compõem os grupos prioritários lotaram a unidade nas primeiras horas do dia, em busca do imunizante.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme Katia Cavalari, enfermeira da unidade, até às 10h30, das 640 doses em estoque, 95 já haviam sido aplicadas. Caso o fluxo de pessoas permaneça intenso durante a tarde, a unidade de saúde abrirá uma sala de vacinação extra.
Tentando fugir da gripe, a aposentada Geni Valério Rodrigues, de 79 anos, afirma que a vacinação é um compromisso anual com ela mesmo. Assim que soube que as doses estavam disponíveis, se programou para comparecer à USF.
“Venho todo ano tomar vacina. Acho muito importante! Depois que comecei a tomar, nunca mais fiquei resfriada. Era pra eu ter vindo ontem, não deu, então vim logo”, explica.
Vacinar pensando no próximo
O aposentado Wilson Barbosa Leite, de 68 anos, é transplantado renal e sabe que manter suas vacinas atualizadas é primordial para a saúde. Acompanhado da esposa, aproveitou o primeiro plantão para garantir sua imunização.
“Sou transplantado renal e venho todo ano vacinar. Acho muito importante! Assim que eles anunciam que estão vacinando, eu já venho”, conta.
Professora e esposa de Wilson, Marli Leite, de 66 anos, confirma. “Tomo todo ano também, é muito importante a gente tomar pela nossa saúde e pensando no próximo. Meu marido é transplantado, ele toma todos os remédios e se preocupa em se vacinar para não ter problemas mais pra frente. É importante que o pessoal venha se vacinar, a gente tem que se cuidar”.
Campanha de vacinação
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), cerca de 25.300 doses contra o vírus foram disponibilizadas para essa primeira etapa da campanha, distribuída entre as 74 unidades de saúde do município.
A vacinação contra a gripe é uma estratégia para reduzir casos graves da infecção do vírus, principalmente com aumento de casos por síndrome respiratória. Vale pontuar que a dose oferecida pelo SUS protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (Victoria).
Conforme Katia, professores e menores de 60 anos que se encaixam no grupo prioritário precisam comparecer à unidade com um comprovante. Também é necessário apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
O plantão de vacinação no bairro Tiradentes vai até às 16h45. A unidade fica na Av. José Nogueira Viêira, S/N – Jardim Itatiaia.
Confira quem pode se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!