Mato Grosso do Sul sai na frente com o curso de construção civil voltado para mulheres e a aula inaugural foi realizada na manhã deste sábado (2), em Campo Grande. O intuito é capacitar mulheres para atuar em canteiros de obras, como mão de obra qualificada.
O projeto ‘Elas Constroem’, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, iniciou há dois anos com a capacitação de mulheres líderes para o setor da construção e, agora, especializa funcionárias femininas para também ocuparem os canteiros de obras.
Em três semanas, o SindusCon-MS (Sindicato da Construção Civil) recebeu a inscrição de 200 interessadas em três cursos: bobcat, pintura imobiliária e revestimento cerâmico.
Assim, iniciam 65 mulheres no primeiro módulo com aulas práticas aos sábados e teóricas e remotas ao longo da semana. Serão abertas mais vagas para o segundo módulo.
Segundo a superintendente do Sindicato, Kely de Paula, a parte da capacitação para a mão de obra é uma segunda fase do projeto. “A cidade tem passado por um momento difícil de ter mão de obra qualificada. E por que não mulheres? São mulheres que querem trabalhar, que se interessam pelo setor. Então, a gente está buscando, nesse público, uma forma também de auxiliar as empresas e trazer essa mão de obra qualificada e também oferecer emprego, renda para essas mulheres”.
O curso de revestimento cerâmico e pintura são 160 horas e o de bobcat NR18 são 40 horas, de curta duração.
Herança
Keila Mara da Silva Souza, de 30 anos, mora há sete anos em Campo Grande. Filha de pedreiro, sempre gostou da área e viu uma oportunidade para se especializar.
Ela está inscrita no curso de operação de bobcat. “Nunca trabalhei nessa área, só que eu sou filha de pedreiro. Então, assim, eu sempre estive envolvida. Fiz outros cursos já na área, mas para o meu próprio uso. Mas, como eu tenho os filhos pequenos, eu não vou conseguir estar inserida no mercado de trabalho no momento. Então, eu vou esperar eles crescerem um pouquinho, porque a minha família é toda de longe, de Roraima. Então, eu não tenho ninguém que me dê suporte, assim, agora. Mas meu sonho é seguir na área”.

Da sala de aula para construção civil
Ana Angélica Alves Fagundes, de 33 anos, também inicia no curso de bobcat. Ela trabalha atualmente como assistente de educação infantil, mas quer deixar a profissão para seguir um sonho. “É o novo, é a vontade de aprender também, que é uma coisa bem diferente. Meu esposo ele é construtor e isso me levou a um horizonte de aprender mesmo, de aprendizagem e de descobrir o novo”.

Do administrativo à pintura
Ângela Maria Gomes, de 24 anos, trabalha no administrativo de uma construtora. Foi assim que ela descobriu o curso e logo se inscreveu para se especializar na área de pintura. “Eu sempre pintei, gosto muito e a experiência eu tenho, agora quero me especializar para seguir carreira”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***