Previsão de chuvas intensas e ventania deixa as 79 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta

O alerta indica tempestade com chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Dia chuvoso em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Pretende aproveitar o fim de semana fora casa? É bom preparar o guarda-chuva, pois a previsão indica tempestade em todo Mato Grosso do Sul. Neste sábado (4), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um novo alerta de tempestade que indica chuvas intensas e ventania, o aviso segue valido até às 10h deste domingo (5).

O alerta, de nível amarelo, abrange as 79 cidades de MS e indica tempestade com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em alguns pontos do Estado a chuva pode ultrapassar os 40 milímetros em 24 horas. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), essa instabilidade atmosférica ocorre devido ao deslocamento de cavados aliado a aproximação e avanço de uma frente fria e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica.

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-23 °C e máximas entre 26-32 °C para as regiões sul, leste e sudeste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26 °C e máximas entre 27-31 °C. Além disso, nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-24 °C e máximas entre 29-33°C.

Campo Grande terá mínimas entre 21-23 °C e máximas entre 26-28 °C. Os ventos atuam do quadrante oeste (noroeste/oeste/sudoeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Evite acidentes

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações estão disponíveis junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

calor
receita
jiboia