Campo Grande está sob alerta laranja, que indica perigo de chuvas intensas que podem chegar a 60 mm/h (milímetros por hora) e até 100 mm/dia. O aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira (24) é válido até madrugada de amanhã (25).
Segundo o alerta, os ventos podem ser intensos, entre 60 e 100 km/h. Com chuvas e ventos mais fortes, o aviso também destaca risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Além de Campo Grande, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Maracaju – cidades que registraram alagamentos, quedas de árvores e outros estragos durante temporais na última semana – estão entre as 45 cidades na lista de municípios sob alerta laranja.
Conforme o Inmet, os demais municípios do Estado estão sob alerta amarelo que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h.
A Defesa Civil também emitiu alerta de chuvas de até 100 milímetros em Campo Grande. O aviso é válido até as 4 horas de sexta-feira. A instabilidade é provocada pela atuação de sistemas meteorológicos que favorecem chuvas de intensidade variando de fraca a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Como se proteger?
Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.
Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrica deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.
Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no 199, ou para equipe do Corpo de Bombeiros no 193.