Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura realiza ‘Dia D’ de combate às arboviroses no Camelódromo de Campo Grande

Evento contou com exposição, blitz educativa e apresentações culturais
Idaicy Solano -
Evento aconteceu na manhã deste sábado (9) (Foto: Divulgação, PMCG)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizou, na manhã deste sábado (9), o Dia D Municipal de Combate às Arboviroses. O evento aconteceu no corredor externo do Camelódromo, em

A ação integra a programação de aniversário de Campo Grande, que celebra 126 anos no dia 26 de agosto, e contou com estandes educativos, exposição de vetores, panfletagem, blitz de conscientização e orientações sobre o manejo correto de resíduos e a eliminação de criadouros.

O evento mobilizou equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) e diversas instituições para reforçar a luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da , zika e chikungunya.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Também estiveram presentes representantes do , Guarda Civil Metropolitana, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Receita Federal. A manhã também foi marcada por apresentações culturais e a entrega de certificados a 19 agentes que se destacaram na atuação preventiva.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, lembrou que a prevenção não pode se restringir a períodos de alta transmissão. “O aumento de casos de chikungunya é um alerta. Precisamos manter a vigilância e as ações o ano todo, fortalecendo a participação comunitária para interromper o ciclo de reprodução do mosquito”.

Além disso, a secretaria reforça que pequenas atitudes diárias, como tampar caixas d’água, limpar calhas e descartar corretamente recipientes, são decisivas para evitar a proliferação do Aedes aegypti e proteger a saúde da população. 

O coordenador da CCEV, Marcos Luiz Oliveira, ressaltou que o cuidado deve estar presente no dia a dia. “Um único recipiente com água parada pode ser o suficiente para o mosquito se desenvolver e transmitir doenças. O combate aos vetores é uma tarefa diária e coletiva, que começa em cada casa e quintal”, ressalta o técnico.

O secretário-adjunto da Sesau, Aldecir Dutra, aproveitou o momento para destacar que a responsabilidade de combater o vírus é individual. “Pesquisas mostram que 95% dos focos estão dentro dos quintais das residências. Não é só uma data no calendário, todo dia é dia de combate à dengue. É preciso olhar o quintal, eliminar água parada e manter a limpeza como hábito”.

A prefeita Adriane Lopes também destacou o trabalho dos agentes de combate às endemias e a importância da mobilização. “Há cinco anos Campo Grande não registra epidemia graças ao esforço diário desses profissionais, que entram nas casas, orientam e ensinam a população a se proteger. O Dia D é também um momento de reconhecimento e união de forças para manter nossa cidade segura”. 

Dados epidemiológicos:

Campo Grande registrou 3.505 casos de dengue em 2025, com um óbito confirmado e nenhum caso grave, segundo o Informe Semanal nº 168 da Sala de Situação de Arboviroses, que traz dados da semana de 27 de julho a 2 de agosto. A maioria dos focos do mosquito (95%) foi encontrada dentro das residências.

A cidade também confirmou 230 casos de chikungunya, sem mortes, e não registrou casos de zika no período. Entre os bairros com risco muito alto para dengue estão Cabreúva, Tarumã, Cohpavila II, Centro, Guanandi, Caiobá, Cruzeiro e Alves Pereira.

As ações de controle vistoriaram 137,1 mil imóveis e aplicaram 42,84 litros de inseticida. A Sesau reforça que a vacinação contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para o público-alvo, e é essencial para evitar casos graves e internações.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funileiro morre ao bater Honda CB 600 em carro de motorista sem CNH

1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural começa nesta segunda-feira

Adolescente integrante do PCC é apreendido suspeito de homicídio

MidiaMAIS viu: ‘Amores Materialistas’ surpreende ao superar clichês de comédias românticas

Notícias mais lidas agora

hrms julga desvios

Condenados por corrupção, prefeito e ex-diretor do HRMS podem ter que devolver R$ 996 mil

Emenda da Câmara de Campo Grande reduz pela metade prazo para ingressar no Primt

Após cidade ‘respirar fumaça’ em 2024, qualidade do ar se mantém satisfatória em Campo Grande

tempo

Prepare o agasalho: Inmet renova alerta de queda de temperatura em MS

Últimas Notícias

Trânsito

Camaro colide contra motociclista na BR-163 no Anel Rodoviário de Campo Grande

Vítima teria sido levada para o hospital com ferimentos

Trânsito

VÍDEO: Carreta boiadeira tomba e gado morre na MS-040 de Campo Grande

Condutor não sofreu ferimentos graves

Trânsito

VÍDEO: veículos vão parar no canteiro da Gunter Hans após colisão

Um dos condutores precisou de atendimento médico

Cotidiano

IHP denuncia sumiço de equipamentos utilizados para monitorar e afastar onças em Corumbá

A falta dos equipamentos foi constatada nesta sexta-feira (8), durante manutenção feita pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro)