Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura lança portal para população acompanhar ações voltadas à 1ª Infância 

Portal reúne informações sobre orçamentos, investimentos e tudo que diz respeito a crianças de 0 a 6 anos
Idaicy Solano, Aline Machado -
Crianças brincando em parque de Campo Grande (Madu Livramento/Ilustrativa, Arquivo Jornal Midiamax)

Agora a população de poderá se informar a respeito de projetos, investimentos e ações voltadas ao público infantil por meio do “Portal da Primeira Infância”, voltado à divulgação das ações e serviços destinados a crianças de 0 a 6 anos. O portal fica dentro do site oficial da Prefeitura de Campo Grande, foi lançado na tarde desta terça-feira (25) e já está disponível para ser acessado.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O objetivo do portal é reunir, em um lugar só, todas as informações sobre quais ações estão sendo devolvidas por cada uma das secretarias municipais, relacionadas à 1ª infância, a princípio referente a crianças de 0 a 6 seis anos.

No portal a população poderá acessar informações detalhadas sobre orçamentos, investimentos e tudo que se diz respeito a projetos, ações e melhorias voltadas aos serviços públicos oferecidos para as crianças como, por exemplo, a revitalização de escolas. 

O controlador geral do município, Elton Dione de Souza destaca que cada secretaria tem as suas ações voltadas ao público infantil, e o objetivo é reunir todas as informações orçamentárias e financeiras em só local e disponibilizá-las à população. Neste primeiro momento, está sendo feito o trabalho de extrair os dados para inseri-los no portal 

“Queremos que cada Secretaria tenha o entendimento e informação do que está sendo investido porque a gente não fala gasto na primeira infância, investido naquelas crianças de 0 a 6 anos em todas as áreas, educação, saúde, assistência social, segurança e aos poucos nós vamos expandindo esse portal”, detalha Elton. 

A princípio, o site reunirá apenas informações referentes às ações voltadas as crianças de 0 a 6 anos, mas o procurador-geral do município afirma que futuramente a intenção é expandir para novas faixas etárias e também para outros serviços oferecidos para a população em geral. “Pretendemos montar um painel de modo que a prefeita consiga fazer o acompanhamento dos gastos da prefeitura em termos de custeio, investimentos e por aí vai”.

Lançamento do portal na tarde desta terça-feira (25) (Aline Machado, Jornal Midiamax)

Plano Municipal da Primeira Infância

Lançado em dezembro de 2024, o Plano Municipal da Primeira Infância é uma política pública municipal para qualificar os serviços de atenção às crianças de 0 até 6 anos. 

Criado para ser desenvolvido no decênio de 2025 a 2035, ele envolve investimentos de atenção à primeira infância de todos os setores e instituições que atuam nessa área, incluindo educação, saúde, assistência, defensoria, , promotoria e todos os órgãos interessados que atuam na defesa dos direitos. 

Segundo a presidente da comissão intersetorial de elaboração do plano, Leusa de Melo Secchi, a intenção é que o plano, ao longo desses dez anos, busque qualificar os serviços oferecidos pelo poder público para as crianças desde a gestação. 

“A gente definiu metas e ações e período para essas metas serem implementadas. Evidente que isso daí também tem custo, tem , então cada secretaria também precisa incorporar as ações do plano nos seus orçamentos. Todos os órgãos envolvidos precisam incluir as metas e as ações que serão desenvolvidas ao longo desses dez anos para qualificar esse trabalho”, destaca Leusa. 

No que diz respeito à educação infantil, Leusa afirma que é necessário trabalhar para ampliar o número de vagas de instituições públicas para as crianças de zero a três anos. “Uma das implementações é a expansão da própria rede, que envolve recurso, formação de , gestores e o próprio espaço físico. Então, isso já é uma meta que a gente está projetando para ter mais instituições para atender a demanda que a gente já não dá conta de atender até esse momento”, finaliza.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados