A Prefeitura de Campo Grande anunciou que todas as 18 famílias que ocupavam o prédio localizado na Rua Polônia, no bairro São Jorge da Lagoa, terão acesso ao programa Recomeçar Moradia, um auxílio-aluguel social no valor de R$ 500. A decisão foi anunciada após a decisão judicial que determinou a reintegração de posse do imóvel, de propriedade da Construtora Degrau Ltda ME.
O edifício, inacabado e abandonado, foi ocupado por diversas famílias ao longo dos últimos anos. O imbróglio judicial pela posse da área, que perdura por anos, culminou com a determinação da Justiça pela reintegração imediata, autorizando inclusive o uso de força policial, se necessário.
Na última terça-feira (1.º), os moradores do prédio receberam cópia do termo de reintegração de posse, das mãos de oficial de justiça. Desde então, tem externado sua preocupação quanto ao futuro.
A Prefeitura de Campo Grande foi questionada sobre a situação das dezoito famílias, em vias de serem despejadas. Em resposta à situação, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) esclareceu que a ocupação ocorreu em um empreendimento particular.
No entanto, a prefeitura informou que as famílias cadastradas estão sendo incluídas em programas habitacionais e receberão suporte imediato através do Recomeçar Moradia.
“A Emha oferece o programa Recomeçar Moradia, garantindo assistência imediata e acompanhamento das famílias até que seja encontrada uma solução habitacional adequada”, declarou a prefeitura em nota.
Além disso, foi confirmado que todas as famílias já estão sendo orientadas a comparecer à Emha para preencher o cadastro junto ao setor social e, assim, acessar o benefício.
Apesar da orientação de comparecerem à EMHA, os moradores ainda questionam a duração do benefício. Algumas famílias relatam ainda o receio de ficarem desabrigadas caso o auxílio não seja suficiente para cobrir o custo do aluguel na região.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!