A ampliação da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Zacarias Vieira de Andrade, no Bairro Rita Vieira, foi entregue na manhã desta segunda-feira (11), em Campo Grande.
A inauguração ocorreu logo após a entrega de obras de drenagem e pavimentação no entorno da Lagoa Itatiaia, na região do Tiradentes. As duas obras, assim como outras 12 entregas feitas na região do Bandeira, fazem parte do calendário de aniversário de 126 anos da Capital.
O Executivo municipal tem entregado obras nas sete regiões da Cidade Morena neste mês de agosto.
Ampliação da escola
Para a diretora da unidade escolar, Rosimar Zaleski, a ampliação representa a realização de um sonho, com a entrega de três novas salas de aula.
“Há muitos anos a escola é pequena, então, a gente precisava de um espaço, e tinha esse terreno aqui atrás, mas a gente não conseguia fazer benfeitoria”, conta a educadora.

“A gente até queria fazer um cercado, uma grama, mas a gente nunca conseguiu. Mas agora a gente vai poder atender, inclusive mais crianças, mais famílias. A região está crescendo, então, essa ampliação vai ser ótima pras famílias da redondeza”, detalha.
Ainda de acordo com a diretora, as novas salas vão possibilitar a inclusão de cerca de 100 novos alunos.
“A escola hoje tem 205 alunos, mais ou menos. Então, agora, poderemos chegar a quase 300”, completa Rosimar.
‘Futuro garantido’
Em sua fala, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), destacou a importância das unidades de educação infantil para as mães.
“Uma mãe que não tem uma escola para matricular o seu filho é uma mãe que deixa de ter o seu futuro, porque ela deixa de sonhar, já que ela não pode trabalhar. E, hoje, as mulheres são arrimo de família e muitas sustentam o seu lar. Nós temos que olhar para isso”, afirmou a prefeita.
Adriane ainda frisou a importância da atenção às crianças desta faixa etária.
“A primeira infância é o ponto de partida da vida de um adulto. Quando uma criança, na primeira infância, tem os ativos necessários, na vida adulta ela não vai dar problema na escola, ela não vai dar problema de desvio de comportamento. Quando uma criança tem uma alimentação adequada na primeira infância, quando se investe nos estímulos necessários, o futuro está garantido”, finalizou.

Mais estrutura
Renata Freitas é mãe de uma menina de 4 anos que estuda na Emei. Este é o primeiro ano da pequena na escola, e, para a mãe, a ampliação trouxe qualidade de vida às crianças.
“[A obra] trouxe bastante espaço externo, né? Ampliou bem as salas, as crianças que vão vir agora vão ter salas bem amplas. Terão mais qualidade. As crianças estão superanimadas com a escola nova deles, com novos espaços, é muito importante para o desenvolvimento deles”, considera a mãe.
Ainda na cerimônia de reinauguração da escola, o titular da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Lucas Bitencourt, destacou as melhorias feitas na atual gestão.
“Quando a gente fala em reforma, é preciso lembrar que não é só isso. São geladeiras, panelas, coisas tão básicas, que muitas vezes não existem. E como falar em processo de ensino e aprendizagem de qualidade sendo que o básico não era trazido para essas escolas? Mas a prefeita, com muita determinação, planejamento, foi implementando. Desde a alimentação, ao processo de formação continuada”, acrescentou.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***