A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) de Dourados amplia a força-tarefa a fim de eliminar fios de telefonia e internet obsoletos que estejam expostos nas calçadas e nas ruas. Uma nova ação foi realizada pela equipe técnica, na manhã desta terça-feira (1º).
Os trabalhos foram concentrados na Avenida Marcelino Pires, cruzamento com a Rua General Osório, e foram acompanhados pelo prefeito Marçal Filho (PSDB).
“Esse emaranhado de fios sem uso, uns caídos, outros amarrados em placas de sinalização, deixam a cidade feia, com o aspecto de bagunçada, e, ainda, pode representar riscos de acidente para a população que transita na calçada ou mesmo nas ruas”, enfatizou.
Desde o início da fiscalização, no começo do ano, 725 empresas já receberam notificação preliminar, 265 foram notificadas com auto de infração e 48 boletos referentes a multas pela não remoção dos fios foram emitidos.
As empresas de telefonia e internet devem seguir as normas estabelecidas pelo Código de Posturas do Município e pela Lei Municipal nº 4.522/2020, que regulamenta a ocupação da infraestrutura da rede elétrica por prestadoras de serviços.
As exigências incluem manutenção periódica, retirada de fios desativados e a correta identificação dos cabos.
Vale ressaltar ainda que a Energisa, como empresa que tem a concessão da gestão dos postes em Dourados, possui a Normativa 009, que também instrui empresas sobre a forma correta que devem compartilhar os seus cabos nos postes da rede elétrica.
O secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes, destaca que, além de seguir as normativas destacadas na lei municipal, as empresas precisam estar atentas à manutenção preventiva.
Em recente reunião, a gestão abordou esses pontos com representantes legais de empresas e agora segue o trabalho para tornar Dourados mais bonita e segura.
“O prefeito Marçal Filho pediu uma solução definitiva para esse problema, então a gente fez uma reunião técnica na semana passada com essas empresas, pedimos os planos de ação dessas empresas e algumas já nos deram a devolutiva de que estão trabalhando dentro das recomendações”, explica Ângelo Gomes. Quem não estiver atendendo, a Prefeitura vai fazer a retirada dos fios, vai notificar e vai multar”, alerta.
A partir do prazo de notificação, a empresa responsável terá 30 dias para a resolução do problema e, caso não o faça, a multa corresponde a 30 Uferms, cerca de R$ 2.700 por notificação.
A população pode ajudar a administração municipal na fiscalização, denunciando este tipo de situação pelo telefone 0800-999-2040 ou (67) 98163-0446.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***