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Cotidiano

Precisa? Motoristas pedem fim da faixa exclusiva para ônibus na Duque de Caxias

Faixa de ônibus, que deveria aliviar o fluxo de veículos, acaba gerando mais congestionamento nas duas faixas destinadas aos demais veículos
Osvaldo Sato, Idaicy Solano -
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(Foto: Madu Livramento, Midiamax)

O problema é recorrente: motoristas se queixam da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, no trecho que vai do centro para o bairro, começando na rotatória no início da Avenida Afonso Pena. Segundo eles, a faixa de ônibus, que deveria aliviar o fluxo de veículos, acaba gerando mais congestionamento nas duas faixas destinadas aos demais veículos, já que poucas linhas de ônibus passam por ali.

A reportagem do Jornal Midiamax esteve no local na tarde desta terça-feira (27), no início do horário de pico, para ouvir a opinião dos motoristas e apurar as condições do . A maioria das opiniões converge para o fato de que as faixas poderiam auxiliar o ordenamento do trânsito, caso fossem bem utilizadas.

Assim, consulta ao aplicativo PegFácil, que apresenta informações em tempo real do transporte público da cidade de , mostra que apenas cinco linhas passam pelo referido local: 414 (Centro – Nova Campo Grande), 71 ( – Júlio Castilho), 409 (Centro – Popular), 322 (Bandeirantes- Parque Industrial) e 422 (Guaicurus – Parque Industrial).

Avenida Duque de Caxias em horário de pico (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

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Sem agilidade e sem necessidade

Para Paulo Caetano, 39 anos, supervisor de vendas, o principal problema é que a faixa não é muito utilizada, porque não há tanto tráfego de ônibus e táxis. “A gente acaba tendo que andar em duas faixas, o que gera engarrafamento. Além disso, a gente não pode andar na faixa de ônibus, o que resulta em multa, enquanto as outras faixas não suportam o tráfego no horário de pico”, reclama Paulo.

Kaique Ferreira Nunes, 31 anos, tem uma opinião diferente e acredita que a faixa ajuda a organizar o trânsito. “Com os ônibus de um lado e os carros do outro, o trânsito fica mais organizado. Se tudo ficar misturado, acaba atrapalhando”, afirma.

Daniela Camargo, 40 anos, consultora de vendas, também vê a faixa de ônibus de forma positiva. “A faixa impacta positivamente. Cada um no seu lugar. O sabe onde passar e nós também. Antigamente, o que mais acontecia era acidente entre carros e ônibus”, observa Daniela.

Contudo, Juliane Azuaga, 36 anos, vendedora de e-commerce, destaca uma situação que causa desconforto. “O problema é que, aqui na Duque de Caxias, quando a gente vai entrar no mercado, tem que pegar a faixa de ônibus. E aí tem motoristas atrás buzinando, porque estão com pressa e querem que a gente saia da faixa, quando estamos apenas entrando no mercado. Se todos seguissem o fluxo corretamente, o trânsito seria mais fluido”, explica.

No dia a dia, observa-se que muitos motoristas de veículos comuns utilizam a faixa exclusiva. Lucimara Flores, 36 anos, comerciante, menciona o uso dessas faixas. “Para mim, não faz muita diferença, mas as pessoas acabam utilizando a faixa para desafogar o trânsito, o que não acho que seja bom. Duas faixas não são suficientes e, em várias vias de trânsito rápido da cidade, isso gera transtornos e acidentes”, observa Lucimara.

Antônio Pereira, empresário de 47 anos, é enfático em sua crítica à faixa exclusiva. “A faixa é muito ruim, só serve para pegar dinheiro das pessoas. Não acho que ela seja boa, só atrapalha e causa acidentes em todo lugar”, diz Antônio.

Diante da reclamação de que a faixa é subutilizada, a Prefeitura de Campo Grande foi contactada para esclarecer alguns pontos sobre a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias. Os questionamentos são sobre a faixa exclusiva, o ordenamento do trânsito na região, a penalidade para quem transita na faixa exclusiva e quais as linhas de ônibus no trecho.

Até o momento da publicação, a Prefeitura ainda não se manifestou, mas o espaço segue aberto para esclarecimentos.

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