Desde 1994, quando foi inaugurado, o Parque Jacques da Luz é uma espécie de “praia” para moradores da região das Moreninhas. Desde então, são mais de 30 anos de história de um lugar que se tornou fundamental para a população, por oferecer não só esporte, mas lazer e cultura.
São cerca de 45 hectares de área no complexo esportivo, que conta com área coberta, quadras de futsal, vôlei, basquete, academia ao ar livre, parquinho infantil, pista de motocross e até um estádio próprio.
O espaço é utilizado por moradores de toda região. Danylo Sanabria é um deles. Na companhia da esposa, Joyce Pires, ele aproveita o local e a boa arborização para passear com os cachorros. “O Parque é muito gostoso. A gente sente que é um refúgio em meio à cidade movimentada, ao corre-corre do trabalho, da casa. É um momento de lazer, e a gente gosta bastante de descontrair e aproveitar com os animais”, conta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Joyce, que é servidora pública, ressalta a importância de espaços amplos para os famosos “pais de pets” passearem e ajudarem os animais a desestressar. “Eu gosto, na verdade, porque existem horários que são mais vazios, então a gente consegue trazer os cachorros, dar uma soltada neles e eles conseguem sentir bastante”.
Para o casal, o parque só deixa a desejar quando o assunto é iluminação. Ambos preferem passear durante o dia, pois à noite a sensação de segurança diminui. “Acredito que a iluminação durante a parte da noite poderia ser melhor, para trazer mais segurança. Inclusive, para as famílias poderem aproveitar durante a noite. Às vezes elas não conseguem vir durante o dia”, explica Danylo.



Revitalização das piscinas? Só no papel
Que o espaço é bom, é fato. Mas, ainda há muito o que melhorar. Há mais de 10 anos, as três piscinas do parque estão inacessíveis, com água parada e acúmulo de sujeira, tornando-se um “prato cheio” para o mosquito Aedes aegypti.
“A parte da piscina tá abandonada, né? Seria uma boa ideia dar uma mexida ali para as crianças, ainda mais agora que vai entrar o calor, o verão. Acho que seria melhor para estrutura do pessoal da vila”, ressalta Adriana Silveira, moradora do bairro.



Em abril de 2024, a Funesp (Fundação Municipal de Esportes) anunciou uma revitalização que deveria ocorrer ainda no mesmo ano. O projeto previa a reforma e adequação das piscinas adulta e infantil, com a instalação de filtros, novo piso e bordas. Contudo, o projeto não foi executado.
Procurada pelo Jornal Midiamax, a Funesp afirmou que as intervenções estão em fase final, e que a reabertura deve acontecer em breve. “A equipe responsável está finalizando os ajustes necessários para conclusão e reabertura dos espaços, prevista para ocorrer após o desfecho dos trâmites técnicos e testes operacionais”.
Ainda em nota, a fundação ressaltou que o objetivo é entregar um equipamento público em “plenas condições de uso”, para atender os moradores da região.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Fala Povo: Midiamax nos Bairros
O Jornal Midiamax destaca nesta semana o desenvolvimento da região das Moreninhas. O projeto faz parte do Fala Povo: Midiamax nos Bairros, onde diversas histórias serão contadas, incluindo curiosidades, pontos gastronômicos, segurança e tudo o que envolve o cotidiano da população local.
Essa série de reportagens faz parte da edição ao vivo do programa, que vai ao ar neste sábado, dia 11, diretamente do Morena Atacadista, localizado na Rua Fraiburgo, 1269.