Pular para o conteúdo
Cotidiano

PMA passa a integrar a rede de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão em MS

Iniciativa foi formalizada nesta sexta-feira (16), durante apresentação do procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT-MS
Osvaldo Sato -
Encontro teve como foco capacitar os agentes da PMA a identificar situações que possam configurar trabalho escravo (Foto: Divulgação, MPT-MS)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) passará a fazer parte dos esforços pelo enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão em . Eles atuarão na comunicação de ocorrências diretamente ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

A iniciativa foi formalizada nesta sexta-feira (16), durante uma apresentação. O procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT-MS, conduziu a apresentação aos membros da corporação ambiental.

O encontro teve como foco principal capacitar os agentes da PMA a identificar situações que possam configurar trabalho escravo durante suas operações. As operações acontecerão em áreas rurais do estado, especialmente em regiões de difícil acesso, onde a presença da corporação é marcante.

O procurador Paulo Douglas de Moraes enfatizou a importância da colaboração da PMA. “A ação de vocês será fundamental para que a informação possa chegar até nós. Isso permitirá o resgate das vítimas e oferecerá a esses trabalhadores a chance de um novo começo”.

Combate exige trabalho conjunto

Durante sua explanação, o procurador do Trabalho ressaltou que a luta contra o trabalho escravo exige uma atuação conjunta de diversas instituições. “O trabalho escravo demanda uma atuação em rede. Em todo o país, há uma carência de agentes públicos dedicados especificamente a essa questão. Portanto, contar com o apoio da PMA será estratégico. Isso ampliará nosso alcance e certamente aumentará a efetividade da atuação do MPT no combate a essa chaga”, destacou.

A atribuição da PMA será de inspecionar locais com indícios de trabalho escravo. Eles realizarão o resgate em casos de flagrante. A Auditoria-Fiscal do Trabalho permanece com essa responsabilidade. O MPT, por sua vez, atua de forma coordenada nessas operações, coletando depoimentos. Essa estratégia garante as devidas reparações aos trabalhadores, tanto individual quanto coletivamente.

O comandante da PMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues, alertou para a responsabilidade dos agentes ao se depararem com tais situações. “A partir do momento que o agente público reconhece uma situação irregular […] nosso papel é comunicar. Isso permitirá que o Ministério Público do Trabalho e os demais órgãos competentes possam atuar com a devida eficácia”, afirmou o comandante.

A colaboração da PMA nas operações de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão já era uma prática constante. A corporação oferece apoio logístico e operacional, especialmente em áreas remotas como o Pantanal sul-mato-grossense e regiões de , onde a exploração de mão de obra ainda é uma realidade.

“Quando instituições somam esforços, a defesa da dignidade humana se torna ainda mais forte”, finalizou Almeida de Moraes. Ele reforçou a importância da nova parceria para o combate efetivo ao trabalho escravo em Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Amigo lamenta morte de morador encontrado com rosto desfigurado em Campo Grande

INSS

INSS registra 1,3 milhão de pedidos de reembolso; 41 entidades são citadas

Presidente da Colômbia sugere greve geral após acusar Senado de fraude

Transmissível para humanos? O que você precisa saber sobre gripe aviária

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Dupla é presa no interior de MS tentando levar para SP mais de 60 kg de maconha

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Empresa de celulose abre vagas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul

Ofertas são para diferentes setores da indústria

Brasil

Moraes determina suspensão parcial da ação do golpe contra Ramagem

Parlamentar vai responder a três dos cinco crimes imputados pela PGR

Política

‘Estatuto Ednaldo’: Presidente afastado da CBF pode ter que explicar mudanças na Câmara dos Deputados

Deputado federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Ovando (PL), apresentou requerimento para que dirigente preste esclarecimentos em audiência pública sobre mudança no estatuto

Brasil

Inglês faz buraco na praia do Rio, fica preso e é salvo: ‘Medo de morrer’

Caso aconteceu em abril, mas repercutiu somente esta semana