Pular para o conteúdo
Cotidiano

PMA passa a integrar a rede de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão em MS

Iniciativa foi formalizada nesta sexta-feira (16), durante apresentação do procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT-MS
Osvaldo Sato -
Encontro teve como foco capacitar os agentes da PMA a identificar situações que possam configurar trabalho escravo (Foto: Divulgação, MPT-MS)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) passará a fazer parte dos esforços pelo enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão em . Eles atuarão na comunicação de ocorrências diretamente ao MPT (Ministério Público do Trabalho).

A iniciativa foi formalizada nesta sexta-feira (16), durante uma apresentação. O procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT-MS, conduziu a apresentação aos membros da corporação ambiental.

O encontro teve como foco principal capacitar os agentes da PMA a identificar situações que possam configurar trabalho escravo durante suas operações. As operações acontecerão em áreas rurais do estado, especialmente em regiões de difícil acesso, onde a presença da corporação é marcante.

O procurador Paulo Douglas de Moraes enfatizou a importância da colaboração da PMA. “A ação de vocês será fundamental para que a informação possa chegar até nós. Isso permitirá o resgate das vítimas e oferecerá a esses trabalhadores a chance de um novo começo”.

Combate exige trabalho conjunto

Durante sua explanação, o procurador do Trabalho ressaltou que a luta contra o trabalho escravo exige uma atuação conjunta de diversas instituições. “O trabalho escravo demanda uma atuação em rede. Em todo o país, há uma carência de agentes públicos dedicados especificamente a essa questão. Portanto, contar com o apoio da PMA será estratégico. Isso ampliará nosso alcance e certamente aumentará a efetividade da atuação do MPT no combate a essa chaga”, destacou.

A atribuição da PMA será de inspecionar locais com indícios de trabalho escravo. Eles realizarão o resgate em casos de flagrante. A Auditoria-Fiscal do Trabalho permanece com essa responsabilidade. O MPT, por sua vez, atua de forma coordenada nessas operações, coletando depoimentos. Essa estratégia garante as devidas reparações aos trabalhadores, tanto individual quanto coletivamente.

O comandante da PMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues, alertou para a responsabilidade dos agentes ao se depararem com tais situações. “A partir do momento que o agente público reconhece uma situação irregular […] nosso papel é comunicar. Isso permitirá que o Ministério Público do Trabalho e os demais órgãos competentes possam atuar com a devida eficácia”, afirmou o comandante.

A colaboração da PMA nas operações de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão já era uma prática constante. A corporação oferece apoio logístico e operacional, especialmente em áreas remotas como o Pantanal sul-mato-grossense e regiões de , onde a exploração de mão de obra ainda é uma realidade.

“Quando instituições somam esforços, a defesa da dignidade humana se torna ainda mais forte”, finalizou Almeida de Moraes. Ele reforçou a importância da nova parceria para o combate efetivo ao trabalho escravo em Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Últimas Notícias

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos

Trânsito

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Duas crianças e um adolescente, além de três adultos ficaram feridos após colisão entre carreta e picape

Brasil

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Artista e professor morreu aos 88 anos, vítima de um câncer