A PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) reuniu a cúpula, na manhã desta sexta-feira (28), no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, para anunciar as festividades em comemoração aos 190 anos da corporação.
No pacote, uma das ações chamou a atenção e já está com conteúdo fresquinho: é o podcast ‘Fala PMMS’, sendo o coronel Renato dos Anjos Garnes o primeiro entrevistado. Fugindo do trivial, o ouvinte tem a oportunidade de conhecer um outro lado do comandante-geral, inclusive, as poesias que gosta de criar nas horas vagas.
Além deste material, disponibilizado na internet, a Polícia Militar criou uma programação de 190 dias para os 190 anos, ressaltando todo o seu legado para o Estado, a importância do 190 – telefone de urgência e emergência – além do podcast, as honrarias, o Baile da Espada, o tradicional arraiá Tiradentes, o circuito de corridas, a 38ª turma prestes a iniciar os trabalhos, a operação Boas Festas e o regulamento geral da PMMS.

‘Indispensáveis’: corporação destaca a força das mulheres
Rumo ao bicentenário, o evento não deixou de destacar a força das mulheres, tendo as primeiras soldadas no ano de 1982, período em que a presença feminina quebrou paradigmas na segurança pública.
Dois anos depois, inclusive, foram formadas as duas primeiras oficiais, sendo a tenente-coronel RR Célia Regina dos Santos e a tenente-coronel Ana Neize Baltha (in memorian), mostrando que mulheres são indispensáveis para a Instituição.

Ao discursar, o comandante-geral Renato dos Anjos ressaltou que, pela primeira vez, no último concurso, os novos servidores foram distribuídos em Campo Grande, já que é onde se concentram entre 50% a 55% das ocorrências.
Já a nova turma, que se formou o ano passado, ficará distribuída pelo interior do estado. Além disso, o comandante falou que todos estão somando esforços para aumentar o efetivo. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com pouco mais de 5 mil policiais militares.