Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pesquisa confirma tendência no crescimento do endividamento familiar em Campo Grande

Percentual de famílias endividadas na capital sul-mato-grossense tem crescido nos últimos meses
Osvaldo Sato -
centro-oeste
(Imagem: Ilustrativa, Freepik)

O índice de endividamento das famílias em segue em crescimento, segundo dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e do Consumidor), divulgados nesta quarta-feira (9). A pesquisa realizada em março aponta que 65,7% das famílias na capital sul-mato-grossense estão endividadas.

O número segue tendência de crescimento registrado em meses anteriores. A pesquisa liderada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e , revelam que o percentual foi de 64,9% em fevereiro e de 64% em janeiro.

A pesquisa detalha que o cartão de crédito continua sendo a principal fonte de dívida, impactando 75,4% dos endividados. Além dele, carnês e crédito pessoal também figuram entre os compromissos financeiros mais comuns, indicando que as famílias recorrem a diversas linhas de crédito para suprir suas necessidades.

O levantamento da PEIC também aponta para um aumento na inadimplência. Em março, 41,3% dos entrevistados com dívidas relataram estar com contas em atraso. Um dado ainda mais alarmante é que 12,5% das famílias endividadas em Campo Grande declararam não ter condições de quitar seus débitos no próximo mês, um aumento em relação aos 11,7% registrados em fevereiro e aos 9,7% de março do ano anterior.

A economista do Instituto de Pesquisa da MS, Regiane Dedé de Oliveira, pondera que “o endividamento por si não é um dado negativo, uma vez que grande parcela da população faz compras parceladas. O importante é observar se essas aquisições são feitas com planejamento dentro do orçamento familiar para que não haja inadimplência”.

No entanto, a pesquisa revela que 45,9% das famílias com contas em atraso não acreditam que conseguirão regularizar sua situação financeira no próximo mês, alimentando um ciclo vicioso de inadimplência com potencial para impactar negativamente a economia familiar e o cenário econômico geral. Especialistas alertam para as possíveis consequências na confiança do mercado e no consumo privado, fatores cruciais para o crescimento econômico.

A análise por faixa de renda expõe disparidades significativas. Entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, 18,9% são consideradas muito endividadas, um percentual que cai para 10,2% entre as famílias com maior renda. A inadimplência também é mais expressiva entre as famílias de menor renda, com 44,4% relatando contas em atraso, em comparação com 25,5% das famílias com renda mais elevada.

Quanto ao tipo de dívida, o carnê se destaca entre as famílias de menor renda, sendo citado por 21,2%, enquanto apenas 5,9% das famílias com maior renda possuem esse tipo de compromisso. Em contraste, 27,4% das famílias com renda superior a 10 salários mínimos possuem parcelas de carro e casa entre suas dívidas, enquanto apenas 14,8% das famílias de menor renda têm esses bens financiados.

A pesquisa da PEIC também revela a extensão do período de endividamento, com 39,6% dos endividados em Campo Grande possuindo compromissos financeiros que se estendem por mais de um ano. Essa situação de endividamento prolongado pode gerar instabilidade emocional e social nas famílias, reforçando a urgência de medidas de educação financeira e políticas econômicas que auxiliem na renegociação de dívidas e na promoção de um consumo mais consciente.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Internada há três dias, Andressa Urach recebe diagnóstico: “Não sabia mais o que fazer”

Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Maroon 5 está de volta: Adam Levine confirma novo álbum e turnê

Centrais sindicais argentinas preparam greve geral de 24 horas

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Missas, confissões e Via-Sacra: Confira programação da Semana Santa em Paróquia de Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Equipe se pronuncia após circular na web vídeo em que Inês Brasil aparece aos prantos

Em vídeo, influenciadora rebate críticas após ser chamada de 'mendiga' por abrir vaquinha online

Política

Exportações e entrada de dólar podem ajudar na queda do preço dos alimentos, diz Simone Tebet

Ministra do Planejamento destacou potencialidades do Brasil em evento da Arauco em MS

Cotidiano

Prefeitura libera 50 licenças ambientais e afirma que número é mais que dobro de todo o ano passado

Evento na Expogrande teve assinatura de licenças ambientais, alvarás de construção, cartas de Habite-se e autorizações para novos loteamentos, além de concessão de benefícios do Prodes (Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social)

Polícia

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

No local, teriam sido efetuados cinco disparos de arma de fogo