Pular para o conteúdo
Cotidiano

País deverá ter vacina contra a dengue 100% nacional em 2026

Durante pronunciamento feito em Brasília, foi informado que, a partir de 2026, serão ofertadas 60 milhões de doses anuais contra a doença
Schimene Weber -
O presidente Lula ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento no Palácio do Planalto (Pedro Ladeira, Folhapress)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram, nesta terça-feira (25), a produção da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra o vírus da .

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Durante pronunciamento feito em , foi informado que, a partir de 2026, serão ofertadas 60 milhões de doses anuais contra a doença. “A gente espera, em dois anos, poder vacinar toda a população elegível [de 2 a 59 anos]”, disse a ministra, durante cerimônia no Palácio do Planalto. “Por enquanto, os idosos ainda não poderão tomar a vacina porque, quando as vacinas são testadas, há sempre um cuidado com a população idosa”, explicou Nísia, ao se referir às fases de testes clínicos de imunizantes.

Neste momento, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda avalia o pedido de registro do imunizante, feito pelo Instituto Butantan em dezembro do ano passado. Recentemente, segundo o , a agência solicitou mais informações e dados complementares sobre a vacina e informou que foi concluída, de forma antecipada, a análise de dados de qualidade, segurança e eficácia apresentados.

Programa permitirá a produção em larga escala

Segundo a ministra, o Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico, e será o principal responsável pela produção em larga escala da vacina, desenvolvida entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics.

Sob a coordenação do ministério, por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto contou, ainda, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no financiamento da pesquisa clínica. “O Ministério da Saúde entrará com o poder de compra”, destacou a ministra, ao citar a visita de uma equipe da pasta à China para “assumir o compromisso que, de fato, haverá essa compra pelo governo federal”. “Com isso, teremos a possibilidade de vacinar a população brasileira dentro da faixa que for recomendada pela Anvisa para a dengue, um fato único no mundo até agora”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúnciaflagrantereclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UBS do Ouro Verde recebe equipamentos e serviços odontológicos começam nesta terça-feira em Dourados

Campo Grande terá manifestação a favor de Bolsonaro em 3 de agosto

Após atentado com mais de 12 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Últimas Notícias

Transparência

Justiça de MS nega aguardar CBF em processo de ex-vice de Cezário contra cúpula da FFMS

Tentativa de derrubar diretoria pode ser extinta

Brasil

Bolsonaro agora nega tanto relação com tarifaço quanto poder negociar com Trump

Ex-presidente afirmou ainda que o filho não representa o governo brasileiro

Cotidiano

Com 3 mil itens a R$ 5, feirão da AACC/MS acontece em agosto

Dinheiro arrecadado será utilizado na reforma da Casa de Apoio

Mundo

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Entidade que representa a classe acusou produtores brasileiros de "falta de responsabilidade"