Homem calmo, com emprego fixo, sem passagens pela polícia e bom pai nas redes sociais. O perfil poderia ser de muitos em Mato Grosso do Sul, mas trata-se de um feminicida, que matou e queimou os corpos da própria esposa e da filha bebê.
O caso veio à tona na manhã de terça-feira (27), quando a polícia encontrou os corpos carbonizados em um terreno baldio de Campo Grande. Poucas horas depois, o desfecho. A mulher e a filha foram asfixiadas até a morte pelo homem em quem confiavam, mas que não demonstrou nenhum tipo de arrependimento pelo crime após ser preso.
João Augusto de Almeida, 21 anos, foi preso, confessou o crime com frieza e detalhes. O caso choca pela crueldade, mas mostra que, para um homem ser perigoso, não há perfil definido: eles estão por toda parte e muitas vezes são até considerados “homens de bem”.

Há três meses, outro caso chocou Campo Grande. Uma jornalista, pós-graduada e estável financeiramente, foi assassinada a facadas pelo noivo. Ele? Músico, cheio de amigos, que falava de Deus e de amor nas redes sociais. Caio Cesar do Nascimento Pereira escondia um passado criminoso, mas se considerava um “homem de Deus”.
Dois casos distintos, com suas particularidades e que reforçam que não há um perfil para criminosos ou vítimas, quando o assunto é crime de ódio contra mulheres. Mas a pergunta que ecoa em meio a 14 feminicídios registrados este ano no Estado é: por que homens se sentem no direito de matar mulheres?
Violência doméstica e silenciosa
Números de violência doméstica contra mulheres em Mato Grosso do Sul mostram o tamanho do problema. De acordo com dados da Secretaria de Justiça, 8.682 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência, em menos de cinco meses de 2025.
A média é de 1.736 casos por mês, ou 57 mulheres vítimas de violência por dia, em Mato Grosso do Sul. As vítimas têm entre zero e mais de 60 anos, mas há algo em comum entre a maioria delas: sofreram violência dentro da própria casa.

A situação é ainda mais grave se pensarmos que Vanessa Eugênia Medeiros, 23, e a pequena Sophie Eugênia Borges, 10 meses, foram assassinadas cruelmente sem nunca ter registrado um boletim contra João Augusto. Se elas sofreram algum tipo de violência dele antes da morte, agora é um fato que não importa mais.
Os criminosos podem ser namorados, noivos, maridos, ex, pai, mas sempre um homem que traiu mulheres que confiaram neles.
Camaleão
A advogada criminalista Maria Francisca Accioly, que atua em São Paulo e Curitiba, descreve homens que cometem crimes contra mulheres como um camaleão. Em sua trajetória, acompanhou dezenas de casos de feminicídios e reforça que o feminicida é um homem que se diz de família e fora de qualquer suspeita.
“São indivíduos acima de qualquer suspeita. Por se sentirem assim, acreditam na impunidade. Para eles, a culpa é da vítima. A vítima traçou as coordenadas da própria tragédia, e eles apenas reagiram. Isso nos casos de autoria assumida”, afirma.
Ainda de acordo com Accioly, na maioria dos casos que atendeu, o feminicida é um bom profissional, bom filho, bom pai, bom amigo e, aos olhos da sociedade, bom marido ou namorado. “Muitos deles nunca tiveram problemas com a Justiça. Quando tiveram, a demanda estava diretamente ligada à violência doméstica”, destaca a advogada.
Mas, claro, há sinais de alerta. Homens possessivos, ciumentos, controladores, mesmo quando dizem “agir por amor”, não são confiáveis. Geralmente, os padrões de conduta são os mesmos e não se pode normalizar comportamentos agressivos, explosivos, coativos, dissimulados.
“O feminicida é um camaleão. Os sinais devem ser lidos, interpretados e, ao menor indício de se estar na presença de um agressor, é importante tomar o controle das decisões pessoais e procurar ajuda”, relata a advogada.
Love Bombing: declarações exageradas de amor
Contos de fadas e machismo que aprisiona mulheres
8 de março e a dificuldade em comemoração
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***