Pacientes que aguardam atendimento em unidades de saúde pública em Campo Grande, especialmente na UPA Coronel Antonino, tem encontrado dificuldades, desde o início da manhã de hoje (06), para receberem atendimento.
Segundo os relatos, filas intermináveis, pessoas em pé, falta de classificação de risco, calor que não é resolvido pelo ventilador presente na unidade.
Com o fim do feriado do Carnaval, inúmeras pessoas começam a apresentar sintomas de diferentes doenças, principalmente, as respiratórias. A Fiocruz, recentemente, publicou que a aglomeração de pessoas favorece a transmissão de diferentes vírus. Entretanto, não é só isso. A UPA Coronel Antonino, em Campo Grande, está “abarrotada” de doentes: há pessoas acidentadas, com sintomas gripais, dores no corpo, entre outras coisas. O grande problema é: um atendimento que deveria ser célere, desta vez, está muito mais lento que o normal.
Um dos casos é o de Aparecido Diniz, de 74 anos, que disse aguardar atendimento desde 9h30 da manhã. “Eu dei entrada aqui na UPA e, de início, fiquei lá fora. Aqui dentro, eu parei de contar quanto tempo estou esperando porque é desanimador. Falaram que eu tenho prioridade, mas, mesmo assim, eu estou aqui esperando desde cedo”, explicou.

Ainda conforme o relato do idoso, não somente ele, mas a população, de forma geral, está sofrendo. “O nosso sistema de saúde está uma verdadeira calamidade. Em toda unidade de saúde que você vai, está do mesmo jeito. Não é só aqui”.
A reportagem esteve no local às 14h40. Feliciano Franco, de 35 anos, disse que chegou no local às 8h30 e, até o momento, sequer havia passado pela triagem. “Ainda não passei pela triagem. Você vê o tamanho do desrespeito que é uma situação como essa. Eu estou com dor. Ainda não almocei, saí de casa sem tomar café da manhã. Aqui, estou morrendo de calor, porque esse ventilador não ajuda em nada. Os meus olhos estão doendo porque eu sofri um acidente que cortei a parte superior”.
O mesmo acontece com Vera Lúcia, de 52 anos. “Estou aqui cheia de problemas. Problema no rim, cheia de dor. Mas eu chego aqui, e não consigo fazer nada. Recentemente, eu tive câncer e eu não consigo fazer um atendimento decente”.
Sesau relata “alta demanda de atendimentos”
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) relatou a alta demanda de atendimentos pela lentidão na UPA Coronel Antonino. Abaixo, confira a nota oficial encaminhada à redação:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que, devido à alta demanda de atendimentos – especialmente após o período de Carnaval –, houve um aumento significativo no volume de pacientes nas unidades de urgência, com maior registro de casos relacionados a doenças respiratórias, como gripe, resfriado e influenza. Esse fenômeno foi observado em diversas unidades, mas de forma mais pontual na UPA Coronel Antonino, que registrou mais de 2 mil atendimentos em um período de 8 horas, o que resultou em maior tempo de espera para alguns usuários.
Em resposta a essa situação, a Secretaria está tomando as seguintes providências:
1. Reforço na escala médica da unidade e revisão do fluxo de atendimento dos pacientes.
2. Apoio com médicos da Emac – no período vespertino, foram encaminhados 3 médicos para a unidade devido à alta demanda.
A Sesau monitora diariamente a demanda de atendimento das unidades de urgência e toma medidas imediatas para a resolução de eventuais situações.
A Secretaria lamenta o transtorno e segue trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento.”
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