O setor de Ouvidoria do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) recebeu 566 manifestações por meio da plataforma FalaBR. Os dados são referentes às solicitações registradas ao longo de 2024.
Segundo a CGE (Controladoria-Geral do Estado), com base nas informações do canal FalaBR, os registros incluem 455 manifestações diversas, como reclamações e sugestões, 37 pedidos de acesso à informação e 74 denúncias — sendo 23 relacionadas a outros órgãos, que não competem ao Detran-MS.
Todas as manifestações registradas na Ouvidoria devem ser devidamente analisadas e encaminhadas às áreas responsáveis, conforme determina a Lei nº 13.460/2017, que rege os direitos dos usuários dos serviços públicos.
“Nosso papel é ser um agente apto a lidar com pessoas, ouvir sem julgar, entender e direcionar suas demandas, a fim de responder aos seus anseios. Ao mesmo tempo, fazemos com que o setor responsável pela resposta enxergue onde e como deve melhorar os padrões de atendimento, sempre enfatizando a qualidade e o aperfeiçoamento. É importante que o cidadão compreenda que este é um canal oficial e que a sua denúncia pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço público”, pontua Jaqueline Balbinot, responsável pela Ouvidoria do Detran-MS.
A lei que rege os direitos dos usuários dos serviços públicos também determina que as solicitações devem ser conclusivas e respondidas no prazo de 30 dias, prorrogável por igual período mediante justificativa.
Para registrar uma manifestação, o cidadão pode acessar o Portal FalaBR ou entrar diretamente pelo site do Detran-MS.
As manifestações também podem ser registradas presencialmente no setor de Ouvidoria, localizado no Bloco 01 da sede do Detran-MS, em Campo Grande.