Pular para o conteúdo
Cotidiano

Oficinas de culinária pretendem capacitar 2,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande

O projeto de oficinas culinárias surge em resposta a um cenário de desemprego que afeta principalmente jovens e mulheres
Lethycia Anjos -
Oficinas de Culinária
Oficinas de Culinária (divulgação, PMCG)

Um novo projeto social da Prefeitura de promete transformar a realidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Intitulado “Oficinas de – Capacitando e Gerando Renda”, a regulamentação do programa está publicada na edição extra do Diogrande (Diário Oficial) desta segunda-feira (14).

Com foco na qualificação profissional, o projeto pretende capacitar 2.800 pessoas nas áreas de confeitaria e panificação, distribuídas pelas sete regiões e dois distritos da Capital.

A iniciativa está fundamentada na Lei Municipal nº 7.366/2024 e no Decreto nº 16.134/2025, que estabelecem diretrizes para ações sociais no município. A coordenação e execução será de responsabilidade da Secretaria Especial da Casa Civil. Já a execução seguirá os marcos legais da Lei de Licitações (14.133/2021) e do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (13.019/2014).

Capacitação como resposta ao desemprego

O projeto surge em resposta a um cenário de alta vulnerabilidade social e , que afeta principalmente jovens e mulheres, conforme apontado por estudos recentes da Pesquisa Socioassistencial de . Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais qualificação, o projeto visa oferecer uma porta de entrada para o emprego formal ou para o empreendedorismo na área alimentícia — setor em expansão no Brasil.

De acordo com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação) e o Sindipan (Sindicato da Indústria de Panificação), o setor de panificação e confeitaria emprega diretamente 700 mil trabalhadores e movimenta 1,7 milhão de empregos indiretos. Além disso, há uma alta demanda por profissionais qualificados.

Oficinas de Culinária com aulas práticas, teoria e degustação

Ao todo, serão 112 oficinas presenciais, com 25 alunos por turma, totalizando os 2.800 beneficiários. Cada oficina terá duração de 4 horas e abordará tanto teoria quanto prática, com degustação dos produtos produzidos. Os participantes receberão material didático individual e orientação sobre higiene, precificação, vendas e práticas sustentáveis com embalagens.

As aulas terão como ministrantes instrutores capacitados da Prefeitura ou contratados por meio de licitação, e ocorrerão em espaços designados pelo município, como por exemplo, o Instituto Mirim. Conforme o projeto, ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificação.

Além das habilidades técnicas, o projeto também foca no desenvolvimento socioemocional dos participantes, estimulando competências como responsabilidade, controle emocional, iniciativa e trabalho em equipe.

Público-alvo e critérios de seleção

Podem participar das oficinas de culinária moradores de Campo Grande e distritos com idade mínima de 16 anos e que possuam NIS ou CPF. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a seleção priorizará:

  • Mulheres chefes de família;
  • Jovens entre 16 e 29 anos;
  • Pessoas com deficiência.

A seleção baseia-se em documentação comprobatória. O projeto terá monitoramento contínuo, com questionários de avaliação, relatórios periódicos e supervisão por técnicos do Serviço Social da Prefeitura. Já a prestação de contas será feita no Diário Oficial e no Portal da Transparência.

Todos os participantes receberão orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos. A Prefeitura, no entanto, não se responsabiliza por acidentes fora das atividades do projeto ou pelo uso indevido das técnicas ensinadas.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

Fumaça de incêndio no Noroeste chama a atenção e é vista a 18 km de distância

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Fagulhas de fogo se espalham e incêndio chega em área que pertence ao Parque dos Poderes

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via

Famosos

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Cantor publicou em seu Instagram momento em que recebe alta da UTI

Política

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Ministro Alexandre de Moraes está proibido de entrar nos Estados Unidos

MidiaMAIS

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Pintura "Dois Amantes", de Yasmin Oliveira, segue em votação popular até o próximo domingo (3)