Pular para o conteúdo
Cotidiano

Oficinas de culinária pretendem capacitar 2,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande

O projeto de oficinas culinárias surge em resposta a um cenário de desemprego que afeta principalmente jovens e mulheres
Lethycia Anjos -
Oficinas de Culinária
Oficinas de Culinária (divulgação, PMCG)

Um novo projeto social da Prefeitura de promete transformar a realidade de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. Intitulado “Oficinas de – Capacitando e Gerando Renda”, a regulamentação do programa está publicada na edição extra do Diogrande (Diário Oficial) desta segunda-feira (14).

Com foco na qualificação profissional, o projeto pretende capacitar 2.800 pessoas nas áreas de confeitaria e panificação, distribuídas pelas sete regiões e dois distritos da Capital.

A iniciativa está fundamentada na Lei Municipal nº 7.366/2024 e no Decreto nº 16.134/2025, que estabelecem diretrizes para ações sociais no município. A coordenação e execução será de responsabilidade da Secretaria Especial da Casa Civil. Já a execução seguirá os marcos legais da Lei de Licitações (14.133/2021) e do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (13.019/2014).

Capacitação como resposta ao desemprego

O projeto surge em resposta a um cenário de alta vulnerabilidade social e , que afeta principalmente jovens e mulheres, conforme apontado por estudos recentes da Pesquisa Socioassistencial de . Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais qualificação, o projeto visa oferecer uma porta de entrada para o emprego formal ou para o empreendedorismo na área alimentícia — setor em expansão no Brasil.

De acordo com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação) e o Sindipan (Sindicato da Indústria de Panificação), o setor de panificação e confeitaria emprega diretamente 700 mil trabalhadores e movimenta 1,7 milhão de empregos indiretos. Além disso, há uma alta demanda por profissionais qualificados.

Oficinas de Culinária com aulas práticas, teoria e degustação

Ao todo, serão 112 oficinas presenciais, com 25 alunos por turma, totalizando os 2.800 beneficiários. Cada oficina terá duração de 4 horas e abordará tanto teoria quanto prática, com degustação dos produtos produzidos. Os participantes receberão material didático individual e orientação sobre higiene, precificação, vendas e práticas sustentáveis com embalagens.

As aulas terão como ministrantes instrutores capacitados da Prefeitura ou contratados por meio de licitação, e ocorrerão em espaços designados pelo município, como por exemplo, o Instituto Mirim. Conforme o projeto, ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificação.

Além das habilidades técnicas, o projeto também foca no desenvolvimento socioemocional dos participantes, estimulando competências como responsabilidade, controle emocional, iniciativa e trabalho em equipe.

Público-alvo e critérios de seleção

Podem participar das oficinas de culinária moradores de Campo Grande e distritos com idade mínima de 16 anos e que possuam NIS ou CPF. Caso o número de inscritos exceda as vagas, a seleção priorizará:

  • Mulheres chefes de família;
  • Jovens entre 16 e 29 anos;
  • Pessoas com deficiência.

A seleção baseia-se em documentação comprobatória. O projeto terá monitoramento contínuo, com questionários de avaliação, relatórios periódicos e supervisão por técnicos do Serviço Social da Prefeitura. Já a prestação de contas será feita no Diário Oficial e no Portal da Transparência.

Todos os participantes receberão orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos. A Prefeitura, no entanto, não se responsabiliza por acidentes fora das atividades do projeto ou pelo uso indevido das técnicas ensinadas.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com vaga para MS, Conselho irá selecionar até nove biomédicos com salários de R$ 10,5 mil

feriados de junho

Precisando de descanso? Junho tem feriado em dois finais de semana seguidos 

Dica do Nova York e Você: Fraunces Tavern une história, cerveja e petiscos em Manhattan

EUA: Jovem brasileiro é detido por agentes de imigração ‘por engano’

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

cpi consorcio ônibus denúncias

Com 8 denúncias diárias, CPI recebeu mais de 580 reclamações sobre o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: Em menos de 1 minuto, bandidos levam moto de assistente comercial no Santa Fé

Últimas Notícias

Trânsito

Jovem perde o controle da direção e capota carro ocupado por adolescentes na MS-156

As vítimas tiveram ferimentos leves

Brasil

Anvisa determina apreensão de repelente clandestino

Produto usa o nome de marca famosa, mas é falsificado e vendidos na internet

Famosos

Ator Devin Harjes, de ‘Demolidor’ e ‘Manifest’, morre poucos meses após diagnóstico de câncer

Ator morreu na última terça-feira, 27

Emprego e Concurso

Atenção: Emprega CG leva oportunidade de trabalho ao bairro Mata do Jacinto

Durante a ação também serão realizadas triagens para contratação de jovem aprendiz com idades entre 18 e 23 anos