Retomada há quase dois anos, a obra do Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul caminha para mais um adiamento no prazo de entrega. Com 70% da estrutura física concluída, a obra só deve ser entregue no segundo semestre de 2025.
O Ministério da Saúde não confirma o adiamento, mas obviamente não haverá tempo hábil para a entrega ainda no primeiro semestre de 2025. Este deve ser o segundo adiamento, visto que o prazo inicial para entrega da obra era o segundo semestre de 2024, depois passou para o início deste ano.
A boa notícia é que a obra não está parada, pelo contrário, avançando. Quando retomada, julho de 2023, a estrutura tinha apenas 25% pronta. Segundo o Ministério da Saúde, a empreiteira responsável teve problemas com mão de obra, mas atualmente faltam apenas 30% para a conclusão.
Na prática, após 12 anos desde o início da obra da radioterapia, é a primeira vez que ela realmente pode sair do papel. Equipe técnica afirma que a obra é complexa por ficar anos parada e a empresa, EMIBM Construções e Inovações Ltda, enfrenta problemas com mão de obra.

Faltam etapas e equipe
Dados do Ministério da Saúde mostram execução de R$ 11,8 milhões do valor global da obra até abril de 2025. E além do término da obra civil, o centro de radioterapia precisa avançar em duas etapas: chegada do equipamento de aceleração linear e licença de operação.
Já o início das operações depende de outras questões, como a contratação de pessoal. Isso, porque a operacionalização do Centro de Radioterapia depende de mão-de-obra qualificada, que não existe no quadro de servidores atual.
Além disso, profissionais radioterapeutas ou radio-oncologistas, não foram previstos em concurso do Hospital Regional realizado em 2024. Na época, o Governo disse que aguardava cronograma de obras do centro de radioterapia para fazer o planejamento operacional.
Outra situação que pode interferir nisso é a decisão estadual de entregar o Hospital Regional para gestão privada. Em abril deste ano, abriu consulta pública ao projeto de Parceria Público-Privada.
Espera sofrida

O projeto do centro de radioterapia do HRMS começou a sair do papel ainda em 2012, isto é, são quase 12 anos de atrasos. Enquanto isso, a fila de pacientes de câncer no Estado aumenta, sem importante recurso para tratamento.
Desde 2008, o Hospital Regional está sem o serviço de radioterapia, penalizando pacientes de todo o Estado. Embora tenha sido incluída no plano federal de expansão do serviço ainda em 2012, a unidade do HRMS sofreu uma série de atrasos.
Pouco após ser criada expectativa de melhoria no serviço de radioterapia, a Operação Sangue Frio, da Polícia Federal, revelou irregularidades no tratamento de pacientes oncológicos no Estado. Uma “Máfia do Câncer” agiria para desviar recursos públicos do setor, conforme apontaram autoridades policiais e o Ministério Público.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!