A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) já recebeu mais de 300 denúncias sobre o golpe do ‘falso advogado‘ e faz um alerta à população para não realizar nenhum pagamento sem antes confirmar a veracidade das informações junto ao Poder Judiciário.
Somente de 20 de março a 15 de abril, 301 advogados já relataram ter seus nomes e imagens indevidamente vinculados a essa prática fraudulenta.
As denúncias, que chegam em média a 100 por semana, começaram a ser registradas a partir de meados de 2024. Em resposta, a OAB/MS passou a atuar diretamente com as autoridades competentes e criou um canal exclusivo para o recebimento desse tipo de ocorrência.
A campanha de conscientização promovida pela OAB/MS foi lançada no dia 20 de março, com foco principal nas tentativas de golpe que utilizam o pretexto de cobrança de custas processuais para liberação de valores supostamente depositados em contas judiciais.
A maioria dos casos está relacionada a processos no âmbito do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Há registros de fraudes envolvendo dados de processos do TRF3, especialmente em ações previdenciárias.
A atuação dos golpistas ocorre, majoritariamente, por meio de aplicativos de mensagens, nos quais utilizam nomes e fotos reais de advogados e seus escritórios, simulando uma comunicação legítima para induzir as vítimas ao erro.