Pular para o conteúdo
Cotidiano

OAB e Sindicato dos Jornalistas lamentam morte brutal de Vanessa

Lembrete cruel de que a luta por um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres deve continuar com ainda mais força, diz nota
Priscilla Peres -
senado mulher
Vanessa Ricarte foi morta aos 42 anos, após ter ido à Deam e pedir os antecedentes do feminicida. (Arquivo Pessoal)

“De texto impecável e ideias constantes, Vanessa sempre tinha um projeto novo na manga. Era de uma vitalidade admirável. Inventiva e acreditava no potencial do ser humano como agente de boas transformações. Ela mesmo era reflexo disso”.

O Sindjor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de ), a Comissão de Mulheres da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Ordem dos Advogados do Brasil emitiram nota lamentando a morte da jornalista Vanessa Ricarte, 42 anos.

Ela foi assassinada por Caio Cesar do Nascimento Pereira, que foi preso pouco tempo após desferir facadas na então companheira. A jornalista era chefe de comunicação do Ministério Público do Trabalho em MS, e foi vítima de feminicídio na noite de quarta-feira (12), na casa onde morava em .

O Sindjor destacou que a morte de Vanessa “representa uma perda irreparável para o e para a sociedade”. O sindicato lembra que a violência que tirou a vida de uma mulher tão extraordinária é um lembrete cruel de que a luta por um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres deve continuar com ainda mais força.

“Fica nosso compromisso de seguir combatendo o feminicídio e todas as formas de violência de gênero e nossa solidariedade aos que sofrem com essa perda irreparável. Que a memória de Vanessa inspire uma sociedade mais humana e mais vigilante na busca pela justiça e pelo respeito a todas as mulheres”.

Grave problema social

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul, externou pesar pelo da jornalista Vanessa Ricarte e destacou que a morte “traz à tona mais um caso de um grave problema social de nossa sociedade: a violência de gênero, em seu grau máximo, o que deve ser exemplarmente investigado e punidos seus responsáveis”.

A OABMS repudia toda e qualquer violência, em especial a de gênero e em razão da condição de mulher; e acompanhará o caso por meio de sua Comissão de Combate à Violência de Gênero.

Velório e enterro

O corpo da jornalista Vanessa Ricarte, 42, será velado na tarde desta quinta-feira (13), a partir das 13h, na Câmara Municipal de Campo Grande, em cerimônia aberta ao público para a despedida de amigos e familiares. Em seguida, o sepultamento deve ocorrer no município de , onde a família de Vanessa mora.

A morte de Vanessa chocou não só o jornalismo de Mato Grosso do Sul, que está de luto, mas toda a sociedade. Amigos e autoridades têm repudiado o crime e reforçando a importância do fim da violência de gênero.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática