Mesmo com a ampliação do esquema vacinal contra a meningite, a adesão à nova dose ainda segue baixa em Campo Grande. No primeiro dia da campanha, iniciada na terça-feira (1º), somente 12 crianças receberam a vacina meningocócica ACWY, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A baixa adesão, no entanto, pode ser consequência do frio que atingiu sensação térmica de 1°C na terça-feira.
A ampliação ocorreu por determinação do Ministério da Saúde, que passou a ofertar, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina ACWY para crianças de 12 meses de vida. Até então, a imunização incluía duas doses da vacina meningocócica C. A vacina era aplicada aos 3 e 5 meses, com um reforço com a mesma fórmula aos 12 meses. Agora, o reforço passa a ocorrer com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria: A, C, W e Y.
Antes da mudança, a vacina ACWY abrangia apenas a adolescentes de 11 a 14 anos na rede pública. A vacinação ocorria em dose única ou reforço, conforme o histórico vacinal.
Em nota, a Sesau informou que as 74 unidades de saúde da Capital estão abastecidas com o imunizante, basta que os pais procurem as unidades.
“Todas as salas de vacina estão abastecidas com o imunizante. Ele já fazia parte da rotina vacinal de adolescentes”, informou a pasta em nota.
Cobertura abaixo da meta
Em 2025, Mato Grosso do Sul já registrou 25 casos de meningite em crianças de 0 a 11 anos, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Já a vacina até então liberada, a meningocócica C, atingiu uma cobertura vacinal de 82% em Campo Grande. Número ainda abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
A meningite é uma inflamação das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e pode ter diversas causas, incluindo bactérias, vírus, fungos, parasitas ou até fatores não infecciosos, como metástases, lúpus, reações a medicamentos e traumas.
Conforme o Ministério da Saúde, as meningites bacterianas tendem a ser mais frequentes nos meses de outono e inverno. Já as virais predominam na primavera e no verão.
Quem deve tomar a vacina contra meningite?
O Ministério da Saúde esclareceu que crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço aos 12 meses com o mesmo imunizante não precisam tomar a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não receberam a vacina aos 12 meses podem receber diretamente a dose da ACWY como reforço.
Dados do Ministério apontam que, em 2025, o Brasil já confirmou 4.406 casos de meningite. Desses, 1.731 são do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 de outras causas ou de origem não identificada. Além da meningocócica ACWY, outras vacinas ofertadas pelo SUS, como BCG, penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente, também contribuem para prevenir algumas formas de meningite.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***