No Dia Mundial dos Avós, cerca de 300 idosos se reuniram para celebrar o Jubileu da Pessoa Idosa, na Paróquia São José, em Campo Grande, neste sábado (26).
O Jubileu ocorre em comemoração ao 5º Dia Mundial dos Idosos e dos Avós, instituído pelo Papa Francisco para a conscientização sobre a importância do idoso e experiência espiritual que ele carrega.
A celebração, que começou às 9h e encerrou às 15h com uma missa na Paróquia São José, ocorre há mais de dez anos. No entanto, essa é a primeira vez que é celebrado o Jubileu da Pessoa Idosa.
Assim como Campo Grande, diversas paróquias e comunidades se reúnem neste dia para a celebração, conforme explicou a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Sidleny Lima. “Esse evento é uma ação de graça nos 2025 anos do nascimento do nosso Senhor Jesus. E junto com a Pastoral da Pessoa Idosa, hoje é comemoração dos avós. Então, a nossa arquidiocese está fazendo esse evento para essa ação de graça e valorizar todos os idosos da Capital morena”.
Ao Jornal Midiamax, Dom Vitório Pavanello destacou a importância do Dia dos Avós e dos Idosos como um dia de reflexão, louvor e valorização dos idosos. “Hoje a igreja celebra a festa de São Joaquim Santana, que na tradição são os pais de Nossa Senhora. Como eles concederam a filha já com idade avançada, nós olhamos sempre como nossos queridos avós, os avós de Jesus. Então, nós da igreja também estabelecemos que este dia fosse um dia de reflexão, de louvor e de valorização das pessoas idosas”, ressaltou.

‘É um momento único’
Entre os idosos presentes, estava a aposentada Leonice Lemos, de 61 anos. Ela, que participa de muitos movimentos e eventos na paróquia, comentou que é gratificante saber que a sociedade se preocupa com os idosos.
“Eu acho que é bom as pessoas valorizarem quem contribuiu muito para cuidar de filhos e netos, dando sua participação na sociedade. E não é porque ela [pessoa idosa] está com uma idade mais avançada que vai deixar de viver e participar de tudo”, disse Leonice.

Católica desde o nascimento, Tereza de Fátima Rodrigues, de 71 anos, também esteve presente na celebração do Jubileu da Pessoa Idosa. Apesar de morar em Campinas (SP) atualmente, a idosa decidiu aproveitar as férias na Capital sul-mato-grossense para celebrar o Jubileu.
“É um momento maravilhoso, único! Hoje não moro mais em Campo Grande, resido em Campinas, mas tenho a minha comunidade lá também. Estou aqui de férias com meus três irmãos e netos e participar desse momento é único”, relatou Tereza.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.