Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Animal ficou 21 dias no CRAS de Campo Grande e ganhou 13 kg
Karina Campos -

Após 21 dias de tratamento no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de , a que atacou o caseiro no de Aquidauana, Jorge Ávalo, de 60 anos, foi transferida para o Instituto Amparo Animal, no município de Amparo, em .

O instituto é uma ONG sem fins lucrativos e 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres visionárias, desde 2010. Além disso, a unidade já abriga cinco onças-pintadas e três onças-pardas. Este projeto visa, acima de tudo, promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida para esses majestosos animais que foram condenados ao cativeiro.

Para manter o projeto, a entidade realiza arrecadações de doações e “apadrinha onças”. O projeto ainda busca soluções para a proteção das onças-pintadas no Pantanal, que sofrem com ameaças e conflitos, como a caça por retaliação.

Onça ganhou 13 kg

Conforme o Governo de , o macho adulto passou de 94 kg para 107 kg quando deixou o Cras, na quinta-feira (15). Foram três semanas de tratamento após ser capturada na região de Touro Morto, no Pantanal.

A veterinária Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do Cras, explica que o resultado dos exames indicou a necessidade do suporte nutricional e de hidratação do animal. Ele chegou desidratado e abaixo do peso.

“Os primeiros exames deram algumas alterações que eram agudas, mas que, ao longo do período, foram se tornando estáveis. O animal ganhou bastante peso, de forma geral evoluiu bem, devido a uma rotina de alimentação. É um animal carnívoro, então, a base da alimentação dele era a carne, e também a gente dava algumas suplementações de tratamento, medicamento, um hepatoprotetor por causa do fígado, mas não tinha nenhum problema de saúde grave”.

onça
Onça ganhou peso (Saul Schramm, Secom)

Novo “lar”

O veterinário e responsável técnico da Ampara Silvestre, Jorge Salomão, explicou que o espaço não tem tipo algum de visitação, com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos animais.

“Os nossos recintos são todos muito grandes, com grotões de mata nativa, cercados. São o mais próximo possível do que o animal iria encontrar em vida livre. A gente tem recintos a partir de mil metros quadrados, até o maior, de quase seis mil metros quadrados. Recebemos animais que não podem voltar para a vida livre, por diversos motivos, cada um com o seu caso específico”.

Relembre o caso

Na segunda-feira (12), laudo necroscópico que investiga a causa da morte de Jorge concluiu que, no dia 21 de abril, ocorreu um choque neurogênico agudo. Isso confirma que, de fato, uma onça atacou Jorginho – como era conhecido – no coração do Pantanal, em um pesqueiro na região do Touro Morto.

O laudo, de 13 páginas, traz detalhes da causa da morte do caseiro, que ganhou grande repercussão. Segundo o delegado Luis Fernando Mesquita, lotado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, o ataque ocorreu predominantemente na região da cabeça e do pescoço.

“O Laudo Necroscópico foi elaborado e concluiu que a causa da morte procedeu-se em virtude de choque neurogênico agudo, por consequência de ação perfurocontundente em ataque de animal carnívoro de grande porte, onça-pintada. A ação ocorreu predominantemente no segmento superior do corpo, atingindo a cabeça e a coluna cervical”, explicou Mesquita.

Portanto, as investigações continuam, “e o Inquérito Policial será encaminhado ao Ministério Público após a sua regular instrução”, detalhou o delegado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em dia atípico, UPAs registram baixa procura por atendimento em Campo Grande 

Alarmes disparam e morador é encontrado morto com rosto desfigurado em casa no Guanandi

UFMS está com inscrições abertas para 122 atividades no Festival Mais Esporte

Mulher envenena empadas e mata 40 membros de facção no Haiti

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

NYU retém diploma de estudante após fala sobre Gaza

Últimas Notícias

Cotidiano

Com caso no RS, veja respostas para principais dúvidas sobre potencial da gripe aviária

Em setembro de 2023, Mato Grosso do Sul confirmou o seu primeiro foco de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade. O caso foi detectado em uma pequena criação de aves domésticas de subsistência localizada na cidade turística de Bonito. A sensação de insegurança e riscos, tanto para a saúde pública como para a economia, ganharam … Continued

Polícia

Dupla é presa no interior de MS tentando levar para SP mais de 60 kg de maconha

A dupla já possui passagem por tráfico de drogas, segundo a Polícia

Polícia

MP pede que ex-servidor que matou pescador em rio vá a Júri Popular

Promotoria argumentou que há indícios de que Nivaldo de Souza estivesse em alta velocidade, embriagado e que não teria prestado socorro à vítima

Brasil

Disputa de território entre Tibau e Icapuí tem novo capítulo e intervenção do Governo do RN

Governo potiguar criou um grupo de trabalho após a reinstalação da placa de divisa entre os municípios