Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Animal ficou 21 dias no CRAS de Campo Grande e ganhou 13 kg
Karina Campos -

Após 21 dias de tratamento no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande, a que atacou o caseiro no de , Jorge Ávalo, de 60 anos, foi transferida para o Instituto Amparo Animal, no município de Amparo, em .

O instituto é uma ONG sem fins lucrativos e 100% brasileira, fundada e dirigida por mulheres visionárias, desde 2010. Além disso, a unidade já abriga cinco onças-pintadas e três onças-pardas. Este projeto visa, acima de tudo, promover o bem-estar e oferecer qualidade de vida para esses majestosos animais que foram condenados ao cativeiro.

Para manter o projeto, a entidade realiza arrecadações de doações e “apadrinha onças”. O projeto ainda busca soluções para a proteção das onças-pintadas no Pantanal, que sofrem com ameaças e conflitos, como a caça por retaliação.

Onça ganhou 13 kg

Conforme o Governo de , o macho adulto passou de 94 kg para 107 kg quando deixou o Cras, na quinta-feira (15). Foram três semanas de tratamento após ser capturada na região de Touro Morto, no Pantanal.

A veterinária Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do Cras, explica que o resultado dos exames indicou a necessidade do suporte nutricional e de hidratação do animal. Ele chegou desidratado e abaixo do peso.

“Os primeiros exames deram algumas alterações que eram agudas, mas que, ao longo do período, foram se tornando estáveis. O animal ganhou bastante peso, de forma geral evoluiu bem, devido a uma rotina de alimentação. É um animal carnívoro, então, a base da alimentação dele era a carne, e também a gente dava algumas suplementações de tratamento, medicamento, um hepatoprotetor por causa do fígado, mas não tinha nenhum problema de saúde grave”.

onça
Onça ganhou peso (Saul Schramm, Secom)

Novo “lar”

O veterinário e responsável técnico da Ampara Silvestre, Jorge Salomão, explicou que o espaço não tem tipo algum de visitação, com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos animais.

“Os nossos recintos são todos muito grandes, com grotões de mata nativa, cercados. São o mais próximo possível do que o animal iria encontrar em vida livre. A gente tem recintos a partir de mil metros quadrados, até o maior, de quase seis mil metros quadrados. Recebemos animais que não podem voltar para a vida livre, por diversos motivos, cada um com o seu caso específico”.

Relembre o caso

Na segunda-feira (12), laudo necroscópico que investiga a causa da morte de Jorge concluiu que, no dia 21 de abril, ocorreu um choque neurogênico agudo. Isso confirma que, de fato, uma onça atacou Jorginho – como era conhecido – no coração do Pantanal, em um pesqueiro na região do Touro Morto.

O laudo, de 13 páginas, traz detalhes da causa da morte do caseiro, que ganhou grande repercussão. Segundo o delegado Luis Fernando Mesquita, lotado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, o ataque ocorreu predominantemente na região da cabeça e do pescoço.

“O Laudo Necroscópico foi elaborado e concluiu que a causa da morte procedeu-se em virtude de choque neurogênico agudo, por consequência de ação perfurocontundente em ataque de animal carnívoro de grande porte, onça-pintada. A ação ocorreu predominantemente no segmento superior do corpo, atingindo a cabeça e a coluna cervical”, explicou Mesquita.

Portanto, as investigações continuam, “e o Inquérito Policial será encaminhado ao Ministério Público após a sua regular instrução”, detalhou o delegado.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional