Pular para o conteúdo
Cotidiano

Necessária para carregar materiais, mochila pode pesar demais e provocar danos à saúde de estudantes

Especialista dá dica sobre melhor alternativa para carregar materiais escolares
Aline Machado -
(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

As aulas mal começaram e uma preocupação já permeia a mente dos pais mais atentos: o peso da mochila. Com o passar dos anos, a quantidade de materiais escolares aumenta. São livros, cadernos, apostilas e tudo isso levado em bolsas que são ‘penduradas’ nas costas, o que pode ser uma problema à saúde dos estudantes.

O médico fisiatra Celso Vilella Matos, presidente da ABMFR (Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação), ressalta que se pesada, ou incompatível ao tamanho da criança e / ou adolescente, a mochila pode provocar danos à coluna.

Este foi o caso do estudante de medicina, Gabriel Hosano Gusso, que no não conseguiu ignorar as dores decorrentes do excesso de peso da mochila escolar.

“Sentia dor nas costas e no Ensino Médio essas dores aumentaram. Quando fui fazer os exames já estava com escoliose. O médico me disse que, muito provavelmente, o problema já havia começado há alguns anos”, relata.

Depois do diagnóstico, o estudante abandonou as mochilas, começou tratamento médico e mudou os hábitos. Os materiais que antes eram carregados nas bolsas de costas, passaram a ocupar o armário da .

“Isso me salvou porque antes era todo dia carregando mochila pesada nas costas”, frisa. Anos depois, o tratamento continua. Além dos medicamentos, sessões de quiropraxia, treinos supervisionados e palmilhas especiais nos , são necessários e trazem alívio às dores.

Estudante foi diagnosticado com escoliose (Foto: arquivo pessoal)

De volta às mochilas de rodinhas

Sem saber o que fazer para evitar que os filhos sejam sobrecarregados com o peso dos materiais escolares, alguns pais aboliram as mochilas de costas e retomaram o uso das mochilas de rodinhas.

Pedagoga, Denise da Silva Irlandes Nunes de Souza, não pensou duas vezes ao sugerir que a filha Julia, de 12 anos, voltasse a levar os materiais escolares nas mochilas de rodinhas.

“Nós observávamos que a mochila estava bem pesada. Conversamos com ela. Explicamos que não queremos que ela tenha problema na coluna e ela entendeu. Temos que cuidar porque realmente pode prejudicar muito”, afirma.

A empresária Ana Lúcia Ribeiro, mãe da estudante Ana Beatriz, de apenas 13 anos, diz que logo ao perceber as reclamações da filha, proibiu o uso de mochilas de costas e voltou para as de rodinhas.

“Eu sempre comprei mochila de rodinhas, mas quando ela foi para o 8º ano, não quis mais e passou a usar a de costas, mas era muito pesada. Ela começou a sentir dores e percebo que está com problema na coluna. Ela vai ter que fazer RPG, algo assim porque a coluna não está normal. E neste ano, por conta das dores, decidimos que vai voltar a usar a mochila de rodinhas”, garante.

Altura de puxador da mochila de rodinha deve ser adequado (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Melhor alternativa

Segundo o médico fisiatra Celso Vilella Matos, a mochila de costas pode ser usada, desde que da maneira correta.

“Não pode ultrapassar 10% do peso corporal e de preferência, a mochila deve ter três pontos de apoio, uma alça em cada ombro e uma terceira alça usada para prender na cintura do estudante. Isso faz com que a coluna não seja sobrecarregada”, orienta.

Outro ponto importante é a forma de carregar a mochila. Para balancear o peso, é necessário que as alças estejam sobre os dois ombros, orientação muitas vezes ignorada pelos estudantes.

“As crianças e adolescentes estão em fase de desenvolvimento musculoesquelético, portanto, ao carregarem a mochila de um só lado sempre podem ter a postura corporal prejudicada”, ressalta.

Quando a preocupação é a sobrecarga, o fisiatra concorda que a mochila de rodinhas é a melhor opção, mas o uso não é livre. É necessário ficar atento à altura do puxador.

“Se o puxador não estiver bem ajustado, pode causar a torção do tronco ao puxá-la, com impacto à coluna. Ideal é ajustar o puxador em uma altura que permita à criança ter com os ombros nivelados, sem encurvar o corpo”, explica.

Possíveis danos à saúde

O médico explica que, quando a mochila é usada de forma incorreta, os danos à saúde são inevitáveis e podem ocorrem a longo ou curto prazo, confira:

  • alterações na postura a partir do momento em que se coloca a mochila;
  • alterações na forma de caminhar;
  • alterações no equilíbrio ao transportar a mochila, o que aumenta o risco de quedas.
  • dores nas costas;
  • problemas posturais, como a hipercifose (desvio da coluna que deixa ombros e pescoço inclinados para a frente, formando a famosa corcunda) ou escoliose (desvio lateral da coluna).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Últimas Notícias

Política

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Construção de Caps, policlínicas, UBS e unidades ondontológicas estão entre os projetos citados pelo deputado

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas