Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mulheres se uniram para criar feira e livrar praça do abandono no Jardim Panamá 

Em sua 6º edição, feira criativa reúne moda, gastronomia, artesanato e muito mais
Idaicy Solano -
Feira livrou praça do abandono e reúne arte, cultura e lazer no bairro (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em sua 6º edição, feira criativa realizada na praça do Bairro Panamá reuniu dezenas de famílias e expositores na tarde deste domingo (9). O evento reúne sustentável, , artesanato e contou com programação especial em alusão ao dia das mulheres e apresentações musicais e de

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Com início às 9h, o público teve a oportunidade de participar da palestra “A proteção de mulheres e crianças em Campo Grande”, ministrada pela defensora pública Neyla Ferreira Mendes e pela presidente da comissao de Direitos da criança e Adolescente da OAB-MS Maria Isabela Saldanha.

Quem compareceu também pôde assistir a uma apresentação de passinho das alunas do projeto Movimenta Campo Grande e a um espetáculo de balé clássico. Para embalar a tarde quente de domingo, a feira contou com a presença do DJ Marcello Cavallero, que tocou os melhores sucessos do flashback e com o cantor João Paulo Pompeu.

A feira foi criada pela aposentada Maria de Fátima Rodrigues, de 59 anos, e teve sua primeira edição em setembro de 2024. Ela conta que tudo começou a partir da união das mulheres do bairro, que queriam livrar a praça da situação de abandono e movimentar a região.

Maria de Fátima criou a feira com apoio de outras mulheres do bairro (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Maria conta que o grupo decidiu utilizar o espaço para realizar a feira criativa uma vez por mês, para trazer uma opção de lazer para a vizinhança e também buscou apoio da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) para trasnformar o espaço em um centro com aulas de pilates, dança e funcional oferecidas gratuitamente.

Atualmente, a feira conta com 50 expositores, e Maria de Fátima detalha que costuma trazer diferentes tipos de atrações a cada edição, para proporcionar uma variedade de atividades ao público. Em edições anteriores, a feira já recebeu uma exposição de carros antigos.

“Além de ser uma opção de lazer, também promove acesso à cultura. Tem muitas feiras [na cidade] que ficam longe, e é difícil ir com a família toda. Então, quando você traz isso para o bairro, tem mais prestígio”, explica.

Os empreendedores Iara Trevejo, de 54 anos, e Ozivio Trevejo, de 59 anos, são produtores de mel e possuem dois apiários, em Dois Irmãos do Buriti e em . Há dois anos, eles participam das feiras criativas na cidade e agora marcam presença no bairro Panamá.

Para Iara, a feira significa uma oportunidade de se conectar com diferentes tipos de clientes. “A feira te dá visibilidade. Hoje você está aqui, atende vários clientes, conhece clientes novos. Ela te dá visibilidade para o seu produto”, afirma.Ozivio complementa, destacando que o local também é um espaço para descontração e para fazer amizades. “A gente conversa com muitas pessoas, vê gente diferente, faz amizade, e isso tudo não tem preço”, diz.

A artesã Ana Cláudia Leite Pereira, de 59 anos, trabalha com itens de decoração em madeira e gesso, e seu carro-chefe são os produtos católicos. Ela já participa de feiras há 5 anos e está presente em todas as edições da Feira do Panamá.

Para Ana Cláudia, a feira é uma oportunidade para os pequenos empreendedores, pois dá chance àqueles que não têm condições de pagar o aluguel de uma loja de expor seus produtos ao público. “Você acaba abrindo uma frente para novos clientes, porque, se ele não comprar hoje, amanhã pode ser um novo cliente. As feiras possibilitam que você seja visto na cidade”, ressalta.

A gerente de RH Paula Santana, de 41 anos, frequentou a feira pela primeira vez neste domingo e compartilhou sua experiência com a família durante o evento. “Meu marido já tinha vindo no mês passado com a minha filha, e ele falou que foi muito boa a experiência. Então, resolvi vir com toda a família e prestigiar”, contou.

Ana Cláudia aproveitou a tarde de domingo em família na feira (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Paula destacou que o evento é uma oportunidade para reunir a família e desfrutar de momentos de lazer, além de oferecer uma programação diversificada, variedade de expositores e opções de gastronomia. “Seria bom se tivesse mais edições durante o mês. É uma oportunidade tanto para reunir a família quanto para espairecer, ver coisas diferentes e conhecer pessoas. A gente gostou bastante”, afirmou.

A gerente ressaltou que a mãe, que mora no bairro Estrela do Sul, também veio junto e adorou a experiência. “Ela ficou até depois do almoço e achou o evento incrível”, disse.

A vendedora Cristiane Braz, de 48 anos, aproveitou a tarde descontraída na praça para dançar, se divertir e interagir com os moradores do bairro. Ela compartilhou que a feira é um espaço para trocar boas energias e fazer amizades. “É uma conexão muito grande, e é muito bom participar, conhecer novas pessoas, novas culturas. Fazia muito tempo que eu não dançava assim na frente de todo mundo. Tinha até um pouco de vergonha, mas agora extravasei”, concluiu.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Prefeitura de Jardim contrata agência de publicidade por R$ 1 milhão

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Time do Al-Hilal que jogou na copa do mundo de clubes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Últimas Notícias

Polícia

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Suspeito estava escondido na casa da mãe na manhã desta segunda-feira (21)

Conteúdo de Marca

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Existem modelos tão raros, exclusivos e personalizados que nem mesmo um bilhete premiado da Mega-Sena seria suficiente para comprá-los.

Polícia

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

PM foi acionada para apurar o caso após o jovem dar entrada na UPA na tarde desta segunda-feira (21)

Mundo

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Moeda brasileira ficou em alta, mas não suficiente para reparar a perda de 2% neste mês