Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 100 pessoas em condição de escravidão foram resgatadas em MS no último ano

Estado com maior número de resgatados foi Minas Gerais, com 500 trabalhadores
Osvaldo Sato, Taís Wölfert -
escravidão
Trabalhadores resgatados em condições análogas à de escravo em fazendas da região do Pantanal de MS (Foto: Divulgação/MPT-MS)

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é realizado nesta terça-feira (28), o crime pode gerar reclusão de cinco a dez anos e multa. é o 6° estado brasileiro com mais trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão.

Em 2024, Mato Grosso do Sul registrou o resgate de 105 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão, por meio das fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego no estado. Segundo o Ministério, os casos se concentram em setores historicamente vulneráveis, como a agropecuária e a construção civil, ambos relevantes para a economia sul-mato-grossense.

Além do resgate, as operações asseguraram aos trabalhadores verbas rescisórias e trabalhistas devidas, garantindo meios para poderem recomeçar suas vidas com mais segurança. As vítimas resgatadas recebem apoio adicional, como o Seguro- do Trabalhador Resgatado, sendo encaminhadas à rede de Assistência Social para receber acolhimento e acesso a políticas públicas que ajudam a superar as vulnerabilidades.

Entre as características que caracterizam um trabalho como análogo ao escravo estão: a submissão a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas, a sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador.

Denúncias

Casos de trabalho análogo ao escravo devem ser denunciados pelo Disque 100. Ou por esse link.

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi escolhido devido à Chacina de Unaí, quando quatro foram executados no noroeste de Minais Gerais, durante uma fiscalização trabalhista, a mando dos fazendeiros Antério e Norberto Mânica, há exatos 21 anos.

Todo trabalhador resgatado por um auditor fiscal do trabalho tem, por lei, direito ao Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, pago em três parcelas no valor de um salário mínimo cada. O benefício, somado à garantia dos direitos trabalhistas cobrados dos empregadores, busca oferecer condições básicas para que o trabalhador possa recomeçar.

Casos

O nome de locais que apresentam casos de trabalhadores em condições análogas à escravidão compõem uma lista chamada de Lista Suja. O documento é publicado semestralmente, em abril e outubro, e mostra os resultados das fiscalizações do governo contra o trabalho escravo.

A lista divulgada em outubro de 2024 teve o nome de mais 14 propriedades de MS incluído.

Maias de 2 mil resgatados no País

Mato Grosso do Sul integra o contexto nacional de combate ao trabalho escravo, que celebra 30 anos de políticas públicas voltadas à erradicação dessa prática. O estado se destaca como um exemplo de mobilização regional, com ações coordenadas entre o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF) e outros órgãos.

Em 2024, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Inspeção do Trabalho, em 2024, realizou 1.035 ações fiscais específicas de combate ao trabalho análogo à escravidão. Essas ações resultaram no resgate de 2.004 trabalhadores e trabalhadoras submetidos a condições degradantes de trabalho, assegurando o pagamento de R$ 7.061.526,03 em verbas trabalhistas e rescisórias.

A política pública de combate ao trabalho escravo alcançou, ao todo, 5.741 trabalhadores, incluindo aqueles cujos direitos, mesmo não caracterizados como situação de trabalho escravo contemporâneo, foram verificados e assegurados pela atuação dos auditores-fiscais do Trabalho. As fiscalizações ocorreram em todo o território nacional, tanto pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) quanto pelas unidades regionais do MTE nos estados.

Conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE), as áreas com maior número de resgatados em 2024 foram: construção de edifícios (293), cultivo de café (214), cultivo de cebola (194), serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita (120) e horticultura, exceto morango (84).

Esses dados revelam um crescimento significativo no número de trabalhadores resgatados em áreas urbanas, que representaram 30% do total de trabalhadores em condições análogas à escravidão identificados em 2024.

Números por estado

Os estados com o maior número de ações fiscais em 2024 foram: , (191), Minas Gerais (136); (82); Paraná (42) e Espírito Santos e Rio de Janeiro, ambos com (41) cada.

Quanto ao número de resgatados, os destaques foram: Minas Gerais (500); São Paulo (467); Bahia (198); Goiás (155); Pernambuco (137) e Mato Grosso do Sul (105).

No combate ao trabalho análogo à escravidão, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel conta com a participação da Inspeção do Trabalho, que coordena as ações, além do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp

Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
iof deputado federal geraldo resende ccr br-163

‘Prevaleça o caminho do diálogo’, comenta Geraldo Resende sobre taxação e comitiva de senadores nos EUA

Idoso morre vítima de dengue em Campo Grande; número de óbitos chega a 17 no Estado

Morto a facada em Camapuã tinha passagens por ameaça e violência doméstica

‘Não somos o Irã’, diz ex-presidente da Rússia a Donald Trump

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

Amante dirigiu 2 horas com corpo de mulher no carro antes de jogá-lo em vala em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Inscrições para o Festival Curta Campo Grande terminam nesta quinta-feira

Os interessados podem submeter ao concurso filmes finalizados em 2024 ou 2025, com duração de até 30 minutos

Transparência

Empresária quer ‘derrubar’ Tromper alegando que MPMS não tinha ordem judicial para interceptar Whatsapp

Advogado pede que juiz anule processo, alegando ação arbitrária do MP

Mundo

OMC nomeia integrante da Casa Branca como diretora-geral adjunta

Organização Mundial do Comércio é uma instituição que trata de regras comerciais de todos os países

Brasil

Ferrari é flagrada a 201 km/h em rodovia no interior de SP

Máximo permitido na via é de 80 km/h