O estado de Mato Grosso do Sul registrou neste mês de fevereiro geração recorde de 1,5 GW (gigawatt) de potência instalada na geração própria solar. Em termos comparativos, em setembro, eram 1,3 gigawatt (GW) de potência instalada em geração própria.
Os dados são da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), que aponta ainda que o estado possui mais de 133 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 79 cidades, ou 100% dos municípios da região.
A energia solar grada atende mais de 190 mil consumidores, que contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao MS a atração de mais de R$ 6,7 bilhões em investimentos, geração de mais de 45 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.
Fundada em 2013, a Absolar é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.