Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS acompanha volume nacional recorde e produção de grãos deve crescer 28%

Safra total de grãos na temporada 2024-2025 deve ultrapassar 26,03 milhões de toneladas
Osvaldo Sato -
MS está com 85% das áreas já colhidas nas regiões dos chapadões e no sul do estado (Foto: Divulgação, Mapa)

A perspectiva de uma recorde de grãos no para a temporada 2024/25, conforme o 7º Levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), também se reflete de maneira expressiva no estado de . A análise estadual aponta para um incremento notável de 28,3% na produção total de grãos, saltando de 20,29 milhões de toneladas na safra 2023/24 para estimadas 26,03 milhões de toneladas no ciclo atual.

Este aumento significativo é resultado de uma combinação de fatores, incluindo uma leve expansão na área plantada, que passou de 6,50 milhões de hectares para 6,65 milhões de hectares (variação de 2,2%), e, principalmente, uma expressiva recuperação de 25,5% na produtividade média, estimada em 3.916 quilos por hectare, ante os 3.121 kg/ha da safra anterior.

Com a colheita da primeira safra praticamente finalizada no estado, as previsões iniciais de uma produção robusta se confirmam. A , principal cultura de Mato Grosso do Sul, acompanha a tendência nacional de safra recorde, apesar de desafios climáticos pontuais em algumas regiões do estado. Enquanto o centro-sul enfrentou variações produtivas devido a períodos secos e quentes, o norte do estado registrou chuvas regulares que, apesar de terem atrasado a colheita em algumas áreas, contribuíram para bons resultados. Atualmente, a colheita da oleaginosa atinge 85% da área nos Chapadões e sul do estado, enquanto nas demais regiões, com calendário de cultivo mais tardio, cerca de 60% da área foi colhida.

Outras culturas também apresentam perspectivas positivas para o estado. O arroz e o feijão indicam uma produção superior à safra passada, impulsionados pelo esforço dos produtores, condições climáticas favoráveis em parte do ciclo e dinâmicas de mercado. No caso do arroz, a colheita avança com clima favorável, embora a seca no início do ano tenha impactado a produtividade de lavouras irrigadas mais tardiamente. O plantio do feijão de segunda safra segue em andamento com boas condições para o desenvolvimento inicial.

Para a segunda safra do milho, que se encontra em desenvolvimento vegetativo e floração, ajustes de área e produtividade foram realizados conforme o desenvolvimento das lavouras. As condições climáticas têm sido geralmente favoráveis, com exceção de irregularidades pontuais de chuva em algumas regiões. A semeadura está próxima da conclusão, e as lavouras já emergidas apresentam bom estande e desenvolvimento, com menor incidência de pragas em comparação com o normal.

A cultura do algodão em Mato Grosso do Sul apresenta um cenário variado entre as regiões produtoras. Enquanto o sul registrou chuvas irregulares, o centro-norte teve volumes excelentes para o florescimento, embora a nebulosidade preocupe com relação a doenças fúngicas. No norte, a cultura está em plena floração, exigindo monitoramento constante contra pragas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Mudança no Código Eleitoral reduz participação feminina, diz Oxfam

Líder do PL na Câmara diz que ‘pessoalmente’ é contra a cassação de Glauber Braga

Três mulheres são presas com cocaína e maconha que seriam levadas a São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

Oposição denuncia fraude na eleição do Equador

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Resultado final do concurso dos Correios é homologado

Classificados dentro do número de vagas nos editais

Economia

Economia brasileira ficou estagnada em fevereiro, mostra prévia da FGV

O levantamento faz estimativas sobre o comportamento do Produto Interno Bruto

Polícia

VÍDEO: Incêndio destrói casa na Vila Nova Campo Grande

O incêndio pode ter sido criminoso

Polícia

Familiares procuram por Erick, desaparecido há 30 dias

Foi visto na cidade de Anastácio