Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS reforça vigilância e visita produtores após caso de gripe aviária

Mato Grosso do Sul é o 6º estado do país que mais exporta carne de aves
Priscilla Peres -

O fim de semana foi de alerta em todo o país, após a confirmação de um caso de gripe aviária no , e no a situação é a mesma. Produtores e autoridades estão em atenção, reforçando os cuidados e apreensivos com os desdobramentos.

A notícia cai como uma bomba no país, que é um grande exportador de aves. Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking dos estados, sendo responsável atualmente por 4,1% da receita brasileira com exportações (US$ 2,47 bilhões), no primeiro trimestre de 2025.

Diretor-presidente da Iagro/MS, Daniel Ingold, afirma que a confirmação da gripe aviária em uma galinha doméstica, em 2023, treinou a equipe para este momento. Então, as equipes estão em campo, visitando produtores e em alerta.

“Estamos em vigilância constante e levando o máximo de informações corretas aos produtores do Estado, mas apreensivos com a repercussão e impactos para a economia”, explica Ingold.

Presidente da Avimasul MS, Franciele Corneli, destaca que o setor estava reunido na sexta-feira (16), quando a notícia chegou. Desde então, os cuidados com biossegurança foram redobrados. “Estamos nos preparando para esse momento há muito tempo”, destaca ela, visto que a gripe aviária é um problema sanitário global.

Impactos na economia

Mais de 10 países decidiram suspender as importações de carne de aves do Brasil, entre elas a , que é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul. , Argentina, Uruguai, Chile, Médico, Africa do Sul, Canadá e outros integram a lista.

Em quatro meses de 2025, a China comprou 9,7 mil toneladas de carne de frango de Mato Grosso do Sul. Isso significa que o país é responsável pela importação de 16,4% de toda a produção do Estado que vai para o exterior.

De janeiro a abril, a venda de carne de aves para a China rendeu 22 milhões de dólares ao Estado, segundo dados do boletim Casa Rural. Entre janeiro e abril, Mato Grosso do Sul abateu 57,5 milhões de animais e representou queda de 4% em relação aos 60,1 milhões de animais abatidos em igual período de 2024.

A boa notícia é que alguns países, como o Japão, aderiram à regionalização do caso. Isso significa que deixaram de importar carne de aves apenas do Rio Grande do Sul. Japão é o segundo país que mais compra aves do Mato Grosso do Sul.

Consumo de carne e ovos é seguro

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) esclarece que não há risco de transmissão da doença pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados e preparados. O nutricionista Emerson Duarte destaca que a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão de produtos avícolas.

“A população pode continuar consumindo carne de frango e ovos com total segurança, desde que sejam adquiridos de fontes confiáveis e preparados adequadamente”. Duarte reforça ainda que produtos como frango assado, cozido, grelhado ou ovos devidamente preparados são absolutamente seguros.

A transmissão da IAAP ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, ou por secreções contaminadas, e não envolve o consumo de alimentos. “O risco de infecção para a população em geral é considerado praticamente nulo”, afirma o especialista.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em celebração dos 45 anos de curso, veteranos de Artes da UFMS se emocionam ao lembrar de colega falecido

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Últimas Notícias

Trânsito

Idoso morre nove dias após sofrer acidente com bicicleta elétrica em MS

O idoso estava internado na Santa Casa de Campo Grande

Polícia

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (18)

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab oferece mais de 790 vagas na próxima segunda-feira

Vagas são em diversas áreas e níveis de especialização

Cotidiano

Içamento de vigas é concluído com antecedência e trânsito na BR-163 é liberado

Finalização das bras estavam previstas para o domingo (20)