Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caso de gripe aviária no Brasil pode afetar exportações de MS para a China

Só este ano, a China comprou 9,7 mil toneladas de carne de frango de Mato Grosso do Sul
Priscilla Peres -
(Agência Brasil, Reprodução)

O Brasil confirmou o primeiro caso de gripe aviária em granja comercial e, imediatamente, a China suspendeu as importações de frango e derivados por 60 dias. A decisão impacta diretamente , além de deixar todo o setor em alerta.

Em quatro meses de 2025, a comprou 9,7 mil toneladas de carne de frango de Mato Grosso do Sul. Isso significa que o país é responsável pela importação de 16,4% de toda a produção do Estado que vai para o exterior.

A China é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, e, no setor de carnes, isso não é diferente. De janeiro a abril, a venda de carne de aves para a China rendeu 22 milhões de dólares ao Estado, segundo dados do boletim Casa Rural.

No país, Mato Grosso do Sul ocupa a 6ª posição no ranking de estados que mais exportam carne de frango. A parte estadual corresponde a 4,1% (US$ 139,0 milhões) da receita brasileira com esse tipo de .

Entre janeiro e abril, Mato Grosso do Sul abateu 57,5 milhões de animais e representou queda de 4% em relação aos 60,1 milhões de animais abatidos em igual período de 2024.

Gripe aviária acende alerta

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou, na quinta-feira (15), a detecção do vírus IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) em matrizeiro de aves comerciais. A detecção ocorreu no estado do , no município de Montenegro.

Esse é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.

Consumo de carne e ovos é seguro

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) esclarece que não há risco de transmissão da doença pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados e preparados. O nutricionista Emerson Duarte destaca que a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão de produtos avícolas.

“A população pode continuar consumindo carne de frango e ovos com total segurança, desde que sejam adquiridos de fontes confiáveis e preparados adequadamente.” Duarte reforça ainda que produtos como frango assado, cozido, grelhado ou ovos devidamente preparados são absolutamente seguros.

A transmissão da IAAP ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, ou por secreções contaminadas, e não envolve o consumo de alimentos. “O risco de infecção para a população em geral é considerado praticamente nulo”, afirma o especialista.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Inscrições para estágio na Comarca de Nova Alvorada do Sul encerram dia 27

banco central

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Dólar fecha quase estável, a R$ 5,50, em dia de cautela com Fed e Copom

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

secretários israel

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

VÍDEO: Padrasto é preso após agredir enteada de 2 anos em MS

Últimas Notícias

Brasil

Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio

A região é estratégica para produção global de petróleo e gás

Brasil

‘Foi mais um dia de terror’, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

O temporal reavivou o trauma de maio do ano passado

Polícia

VÍDEO: mulher ateia fogo em casa na Vila Bordon

O fogo ficou muito alto mas não passou para residências vizinhas

Le Blog Maria Antonia

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

FDA aprova primeiro medicamento do mundo para prolongar a vida de cães!!! Uma nova era na medicina veterinária está prestes a começar. A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, deu um passo histórico ao aprovar o primeiro medicamento com evidência de eficácia para prolongar a vida de cães saudáveis. Trata-se do LOY-002, desenvolvido pela startup … Continued