Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPMS mapeia 357 propriedades prioritárias para ações contra incêndios no Pantanal

O mapeamento servirá como base para a elaboração de um plano de prevenção e enfrentamento de incêndios durante a estiagem
Idaicy Solano -
no pantanal das onças de quem é o grito que ninguem está ouvindo
Vista aérea de trecho do Pantanal em Corumbá (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público de ) já identificou 357 propriedades no Pantanal sul-mato-grossense consideradas prioritárias para ações preventivas de combate a incêndios na temporada de estiagem de 2025. O levantamento foi feito com base em critérios técnicos como histórico de incêndios, baixo potencial de regeneração e proximidade de áreas protegidas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O mapeamento servirá como base para a elaboração de um plano conjunto de atuação, incluindo fiscalização, orientação técnica e medidas antecipadas antes do período de estiagem. A identificação de áreas consideradas sensíveis contou com o apoio da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e do Lasa/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais).

A ação conta com apoio da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Sejusp (Justiça e Segurança Pública), , Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Defesa Civil, PMA (Polícia Militar Ambiental) e Instituto de Perícias Criminais.

Além disso, o programa também estimula a criação de planos de prevenção adaptados à realidade de cada propriedade, para estimular a corresponsabilidade na conservação ambiental.

Incêndios em 2024 

O MPMS, por meio do Núcleo Ambiental, tem intensificado as ações do Programa Pantanal em Alerta, ocorridas no ano de 2024, voltado ao enfrentamento das queimadas no bioma pantaneiro. 

A iniciativa tem se mostrado um ponto fundamental na identificação de áreas onde se iniciou a ignição, na articulação com órgãos de combate e na redução do tempo de resposta aos incêndios, contribuindo para minimizar os danos à biodiversidade e às comunidades locais.

De acordo com dados do Caoma (Centro de Apoio do Meio Ambiente), com base nas análises do Nugeo (Núcleo de Geotecnologias), o Pantanal sul-mato-grossense registrou 234 incêndios em 2024, impactando 830 propriedades e resultando na queima de aproximadamente 1,74 milhão de hectares.

Para o Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, os números evidenciam a necessidade de ação conjunta, sendo fundamental construir parcerias com o setor produtivo para conter o avanço do fogo.

“Setenta e cinco por centro de tudo que queimou no Pantanal do Mato Grosso do Sul iniciou em propriedade privada, então isso demonstra que a gente precisa trabalhar em parceria com os proprietários para evitar esses incêndios”, afirma. 

Sistema Pantanal em Alerta 

O Sistema Pantanal em Alerta utiliza dados atualizados em tempo quase real de focos de calor fornecidos pelo FIRMS (Fire Information for Resource Management System) da Nasa.

A cada novo foco de calor identificado, alertas são automaticamente enviados por e-mail e SMS tanto aos proprietários rurais quanto aos brigadistas cadastrados, possibilitando uma resposta rápida e coordenada, com intuito de minimizar os danos ao bioma.

A instituição reforça que qualquer cidadão pode colaborar denunciando irregularidades ambientais por meio da Ouvidoria, disponível no site do MPMS, ou junto a órgãos parceiros. Todas as denúncias são avaliadas e podem gerar ações legais e investigações.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Com muita criatividade, os brasileiros não param de criar sátiras sobre a situação dramática enfrentada pelo ex-presidente

Política

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ de caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"