Motoristas que estacionam em vagas exclusivas receberam “multa moral” durante uma ação para conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estacionamento do Shopping de Campo Grande, na última quinta-feira (12).
A atividade integra a campanha “Essa vaga não é sua nem por um segundo”. A ação contou com equipes da SAS (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), da SDHU (Superintendência de Políticas de Direitos Humanos) e do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência.
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As equipes percorreram o estacionamento, encontrando veículos estacionados nas vagas reservadas a pessoas com deficiência ou idosos que não possuíam autorização para utilizá-las. A checagem era feita pelos guardas municipais, que analisavam se o cartão de estacionamento estava visível no painel dos carros.
Nos casos em que o documento não era apresentado, a verificação era realizada por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, com a inserção da placa do veículo.
A credencial de estacionamento para pessoas com deficiência e para idosos pode ser vinculada eletronicamente à placa do veículo. Para isso, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular. Com o app aberto, o usuário deve selecionar a opção “Vínculo da credencial a veículo” e, em seguida, “Vincular ao meu veículo”. Serão exibidos os automóveis registrados em nome do condutor, que poderá escolher aquele ao qual deseja associar a credencial.

34 motoristas irregulares
Em duas horas e meia de ação, cerca de 34 motoristas estacionados de maneira irregular nas vagas receberam as “multas morais”. Além disso, a equipe distribuiu panfletos e folders informativos nos para-brisas dos veículos, com orientações sobre a importância de respeitar os espaços reservados.
“Eu acho certíssima a ação, porque quando somos nós, os idosos, que paramos, queremos ser bem recebidos, com educação, pois é uma campanha de conscientização. Eu tenho o cartão, porém não costumo tirá-lo do carro. Como vi muitas vagas disponíveis, estacionei, mas acho que é necessário conscientizar, porque muitos jovens param nas vagas especiais e não refletem sobre esse comportamento errado. Então, isso é muito bom, muito válido”, disse a aposentada Gisele Pacheco.
“A blitz educativa foi uma oportunidade importante de conscientização sobre o respeito às vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, aplicamos 34 notificações de ‘multa moral’, um gesto simbólico que reforça nosso compromisso com a inclusão e o direito de ir e vir de todos”, destacou Priscilla Justi, superintendente de Políticas de Direitos Humanos.
O próximo shopping a receber a ação será o Norte Sul Plaza, no dia 26 de junho.
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