O vírus da Influenza, popularmente conhecido como gripe, já matou 124 pessoas este ano em Mato Grosso do Sul. O número é o maior em 16 anos e revela o impacto das doenças respiratórias na população. Em 2022, a influenza causou 120 mortes durante todo o ano, enquanto os dados atuais correspondem até maio de 2025.
Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o H1N1 é o principal causador das mortes este ano, somando 80. Entre o total de mortes, a grande maioria é de idosos, enquanto o sincicial respiratório é o vírus mais letal às crianças.
São 99 mortes causadas por influenza em pessoas com mais de 60 anos, somente neste ano. Pessoas com comorbidades são as mais afetadas por esses vírus e consequentemente as que mais morrem.
Vacina pode salvar vidas
A principal maneira de prevenir a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) é a vacinação, e mesmo após quase dois meses de campanha, não chega a 50% o público-alvo imunizado. A meta é vacinar 90% entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades, mas até o momento, apenas 40% se vacinaram.
Em todo o Mato Grosso do Sul, apenas 37% da população foi imunizada contra a gripe na campanha deste ano. A vacinação está aberta para todas as pessoas acima de seis meses e ocorre em todas as unidades de saúde.
Síndromes respiratórias
Quase 200 crianças de Mato Grosso do Sul adoeceram este ano com síndromes respiratórias. Destas, 27 morreram em decorrência dessas doenças. No total, são mais de 300 mortes em 2025, causadas por problemas respiratórios.
Com mais de 3,9 mil pessoas infectadas este ano, crianças e idosos são os mais afetados pelos vírus respiratórios nesta época. Entre as pessoas com mais de 60 anos, o número de mortes chega a 227 em 2025.
Os dados são da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e consideram as primeiras 20 semanas do ano. Campo Grande é a cidade com maior número de casos confirmados, mas Paraíso das Águas, Figueirão e Chapadão do Sul apresentam alta incidência para as doenças.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
***