Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores realizam manifestação contra caminhões que desviam de fiscalização na BR-262 em Campo Grande

A manifestação acontecerá nesta sexta-feira (25), às 11h
Jennifer Ribeiro, Aline Machado -
poeira
Movimento de caminhões e carretas em via sem pavimentação. (Fala Povo Midiamax)

Cansados do ‘poeirão’ causado pelo movimento de caminhões e carretas que ‘fogem’ da para evitar a da balança na rodovia, moradores da Vila do Entroncamento, próximo ao Indubrasil, farão uma manifestação nesta sexta-feira (25), às 11h.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O grupo se encontrará na Rua Ganso, esquina com a Rua Magestic. Segundo um dos organizadores, a intenção é chamar atenção do poder público para os prejuízos que a comunidade tem sofrido.

“[Os veículos] estão utilizando as vias urbanas do bairro para circulação, trazendo prejuízos para a comunidade. Entre as problemáticas trazidas, estão: a poeira ocasionada, devido à intensificação da circulação desses veículos de carga, o perigo para os pedestres, principalmente para as crianças, e a desregulação do trânsito no bairro”, explica.

Cerca de 100 pessoas participarão da manifestação. Durante o encontro, os interessados poderão participar de um abaixo-assinado. Segundo o organizador, um ofício foi encaminhado para o , a Polícia Militar e a Guarda Civil.

‘É difícil respirar’

Imagens registradas pelos moradores mostram a poeira intensa levantada diante do movimento dos veículos. Uma moradora, que preferiu anonimato, descreve que a densidade do ar está prejudicando a saúde da vizinhança.

“A poeira demora a baixar. Já está insuportável respirar porque a umidade do ar está ‘no chinelo’ [baixa]. Meu caçula tem 5 anos e precisa ficar o tempo todo próximo ao umidificador de ar. A casa não para limpa porque tem uma poeira absurda causada por esse movimento de caminhão. Nós nem sabemos para quem reclamar”.

O que diz o Dnit

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão responsável pela administração das rodovias federais, informou que os pontos de fiscalização por excesso de peso são selecionados estrategicamente, geralmente em locais onde há maior fluxo de veículos de carga e onde é mais provável a ocorrência de excesso de peso.

Logo, os pontos de pesagem são avaliados estrategicamente, para obter a maior eficiência na fiscalização por excesso de peso. “O local escolhido já possui um histórico de fiscalização por balança e foi norteado pelos critérios explicitados acima. Os veículos que porventura se utilizam de rotas de desvio para não passarem pela fiscalização estão sendo devidamente autuados”, pontua a nota.

Além disso, o Dnit ressaltou que comunicou à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a necessidade de implantação de placas de sinalização e fiscalização nas vias locais. Contudo, não há previsão de alteração para outra localização.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Coxim é multado por tentar ‘driblar’ Justiça Eleitoral na época de campanha

Alison “Mamute” anuncia aposentadoria no final da temporada no RJ

Associação tenta exoneração de procurador comissionado na Câmara de Angélica

Homem morre em voo da Turkish Airlines para os EUA e corpo desaparece após o pouso

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

irmao eliza samudio 2

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

Mais de 420 mil trabalhadores estão em situação informal em MS

Últimas Notícias

Brasil

Lula cita ‘truco’ para criticar posição de Trump sobre tarifaço

Lula afirmou que Trump não quer conversar e que o Brasil está aberto a negociações

Cotidiano

Festas julinas, obra e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Os condutores devem trafegar com cautela, sempre respeitando as sinalizações provisórias

Cotidiano

Campo Grande fecha acordo para retomar plano de revitalização da Rotunda

Projeto foi contemplado para reformar espaço histórico do Complexo Ferroviário

Cotidiano

Repronutri 2025 reunirá especialistas para debater o futuro da pecuária em MS

Evento será realizado nos dias 29 e 30 de julho, em Campo Grande