A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon registrou na tarde desta sexta-feira (1º) atrasos no atendimento, com relatos de pacientes aguardando por mais de quatro horas.
Moradores de Campo Grande procuraram a redação do Jornal Midiamax para denunciar a situação precária, que contrasta com a escala divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Enquanto a Sesau havia anunciado a presença de nove médicos para o período vespertino, os relatos apontam que apenas três profissionais estavam de plantão no local. No meio da tarde, o número de pessoas na fila de espera chegava a 54.
Relatos de quem esperou por horas
A espera prolongada gerou indignação entre os pacientes. Eliane Mendes Barroso, uma das pessoas na fila, relatou que esperou por quatro horas e viu outras pessoas que estavam na unidade desde a manhã sem atendimento. “Está lotado e só tem 3 médicos atendendo. Todos esses que estão aqui esperando por horas”, desabafou.
Emerson Simões Viana, que chegou ao local ao meio-dia, também expressou sua frustração. “Estou esperando 4 horas. Nos ajude. Aqui tem pacientes esperando desde as 9h30 até agora”, disse ele, clamando por providências.
O que diz a Prefeitura?
Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau, confirmou que a UPA Leblon estava com uma “movimentação atípica de pacientes”. Em nota, a Secretaria informou que, como medida de emergência, uma equipe móvel foi enviada para o local com o objetivo de reforçar o atendimento.
A Prefeitura declarou que está monitorando a situação e reforçou seu compromisso com a agilidade e a qualidade dos serviços de urgência e emergência da capital. No entanto, a nota não detalha o número de médicos na escala ou se a equipe de reforço foi suficiente para normalizar os atendimentos.
Confira nota da Prefeitura na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon registra, nesta sexta-feira (1º/08), uma movimentação atípica de pacientes. Como medida imediata, uma equipe móvel foi deslocada para a unidade com o objetivo de reforçar o apoio nos atendimentos e garantir a continuidade dos serviços à população.
A Sesau segue monitorando a situação e reforça seu compromisso com a agilidade e a qualidade no atendimento em toda a rede de urgência e emergência do município.”
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