Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores da Aldeia Água Funda aproveitam tempo firme para recuperar estragos causados por temporal

Barracos foram tomados por enxurrada nos últimos dias
Jennifer Ribeiro, Mirian Machado -
Aldeia Água Funda (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Aproveitando a aparição tímida do sol, moradores da Aldeia Água Funda retiram móveis, roupas e colchões de dentro dos barracos na manhã deste sábado (26), na tentativa de recuperá-los após os estragos causados pelo temporal dos últimos dias, especialmente de quinta-feira (24), quando as casas foram tomadas por enxurradas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A comunidade, localizada na região do bairro Noroeste, abriga 94 famílias. Após as últimas chuvas, a maioria dos barracos apresentou envergamento e buracos nos telhados e paredes.

Carmem Lemes, de 54 anos, veio de para cuidar das netas enquanto a filha e o genro trabalham. Desde então, moram na casa quatro adultos e quatro crianças de 4, 6, 8 e 14 anos. A família dorme em um único cô, se dividindo entre um sofá e dois colchões de casal, que ficam no chão. Com a enxurrada que entrou na casa, tudo ficou encharcado.

“Nossa varanda é de terra, então entrava lama na casa. Ficamos empurrando a água com rodo pra tentar evitar que mais água entrasse. Os dois colchões ficaram molhados. Tivemos que jogar um monte de coberta por cima para conseguir dormir”, lamentou.

Para ela, o maior medo da família é quando o temporal vem acompanhado por vento. Isso porque em outras ocasiões, o barraco já foi destelhado. “Se molha assim com telhado, imagina se perdemos as telhas?! Perderíamos tudo”.

Como muitos itens foram perdidos, Carmem pede à população, ajuda com doações. Se você pode contribuir com roupas, mantimentos, colchões ou cobertores, procure pela moradora no número (67) 99624-9001.

Anos aguardando uma moradia

Morador da aldeia há 9 anos, o cacique Ivanes Gonçalves afirma aguardar por uma moradia há 5 anos. Apesar de diversos processos, promessas e tratativas, não acha que o sonho da casa própria está perto de se realizar.

Sobre o último temporal, ele conta que não teve a casa tão prejudicada quanto outros moradores, mas também precisou conter a água que insistia em invadir seu barraco. “O pessoal da Ehma e da vieram aqui na quinta-feira, trouxeram lona, cobertor e mantimento. Mas precisamos de uma casa”.

A moradora Luzia Martins, de 40 anos, também mora na aldeia com a família. São cinco pessoas no total. Ela conta que na quinta-feira, quando a chuva mais intensa caiu, precisou fazer uma barricada perto de sua casa, para evitar que a água invadisse ainda mais.

“Quando entrei, percebi que havia extensões no chão. Um perigo! Ainda bem que não levamos choque. Precisei levantar as crianças. Molhou tudo, a casa virou uma lagoa, foi desesperador”, explica.

Desde ontem, ela e outros moradores estão limpando a casa, colocando roupas para secar e tirando móveis de dentro para tentar salvá-los da umidade.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Namorada de Belo se pronuncia após Gracyanne Barbosa considerar reconciliação com cantor

BH: Adolescente é morto por 15 tiros de fuzil

Falta de energia suspende entrega de pertences a presos na Máxima em Campo Grande 

Mora no Aparecida Pedrossian? Audiência pública irá discutir construção de novo condomínio na região

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

HU de Dourados realiza mutirão de cirurgias e exames para povos indígenas

Últimas Notícias

Esportes

Final da Copa Rei terá duelo entre brasileiros, diz jornal

Jornal espanhol afirmou que confronto pode definir 'substituto' de Neymar na seleção brasileira

Esportes

Dudu é barrado contra o Vasco por Leonardo Jardim após reclamar de reserva no Cruzeiro

Atacante afirma não entender as últimas escolhas do técnico do time

Cotidiano

Síndrome respiratória dispara e crianças menores de 4 anos são metade dos casos em Campo Grande

Aumento de casos e déficit de leitos levou a decretação de emergência na saúde por 90 dias

Esportes

Raphinha confirma proposta do Al Hilal e admite que poderia ter saído: ‘São números bem altos’

Oferta oferecida pelo time da Arábia Saudita se aproxima de R$ 1,1 bilhão em salários