Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores da Aldeia Água Funda aproveitam tempo firme para recuperar estragos causados por temporal

Barracos foram tomados por enxurrada nos últimos dias
Jennifer Ribeiro, Mirian Machado -
Aldeia Água Funda (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Aproveitando a aparição tímida do sol, moradores da Aldeia Água Funda retiram móveis, roupas e colchões de dentro dos barracos na manhã deste sábado (26), na tentativa de recuperá-los após os estragos causados pelo temporal dos últimos dias, especialmente de quinta-feira (24), quando as casas foram tomadas por enxurradas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A comunidade, localizada na região do bairro Noroeste, abriga 94 famílias. Após as últimas chuvas, a maioria dos barracos apresentou envergamento e buracos nos telhados e paredes.

Carmem Lemes, de 54 anos, veio de para cuidar das netas enquanto a filha e o genro trabalham. Desde então, moram na casa quatro adultos e quatro crianças de 4, 6, 8 e 14 anos. A família dorme em um único cô, se dividindo entre um sofá e dois colchões de casal, que ficam no chão. Com a enxurrada que entrou na casa, tudo ficou encharcado.

“Nossa varanda é de terra, então entrava lama na casa. Ficamos empurrando a água com rodo pra tentar evitar que mais água entrasse. Os dois colchões ficaram molhados. Tivemos que jogar um monte de coberta por cima para conseguir dormir”, lamentou.

Para ela, o maior medo da família é quando o temporal vem acompanhado por vento. Isso porque em outras ocasiões, o barraco já foi destelhado. “Se molha assim com telhado, imagina se perdemos as telhas?! Perderíamos tudo”.

Como muitos itens foram perdidos, Carmem pede à população, ajuda com doações. Se você pode contribuir com roupas, mantimentos, colchões ou cobertores, procure pela moradora no número (67) 99624-9001.

Anos aguardando uma moradia

Morador da aldeia há 9 anos, o cacique Ivanes Gonçalves afirma aguardar por uma moradia há 5 anos. Apesar de diversos processos, promessas e tratativas, não acha que o sonho da casa própria está perto de se realizar.

Sobre o último temporal, ele conta que não teve a casa tão prejudicada quanto outros moradores, mas também precisou conter a água que insistia em invadir seu barraco. “O pessoal da Ehma e da vieram aqui na quinta-feira, trouxeram lona, cobertor e mantimento. Mas precisamos de uma casa”.

A moradora Luzia Martins, de 40 anos, também mora na aldeia com a família. São cinco pessoas no total. Ela conta que na quinta-feira, quando a chuva mais intensa caiu, precisou fazer uma barricada perto de sua casa, para evitar que a água invadisse ainda mais.

“Quando entrei, percebi que havia extensões no chão. Um perigo! Ainda bem que não levamos choque. Precisei levantar as crianças. Molhou tudo, a casa virou uma lagoa, foi desesperador”, explica.

Desde ontem, ela e outros moradores estão limpando a casa, colocando roupas para secar e tirando móveis de dentro para tentar salvá-los da umidade.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira