Ministério inicia protocolos de consulta de cinco territórios indígenas de MS
Documento possibilita que comunidades sejam consultadas sobre medidas e empreendimentos que possam impactar seus territórios e modos de vida
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) se comprometeu a elaborar protocolos de consulta de cinco territórios indígenas de Mato Grosso do Sul em 2025. Para isso, iniciou processo de sensibilização e de coleta de assinaturas dos termos de aceite em três regiões.
Pertencentes ao povo Terena e localizadas nos biomas do Cerrado e Pantanal, as comunidades das Terras Indígenas Buriti, Buritizinho e Nioaque confirmaram o interesse na construção participativa de construção dos documentos.
Representantes da secretaria-executiva da Segat (Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena) do MPI compareceram aos territórios com equipe técnica da UFF (Universidade Federal Fluminense) para apresentar o projeto e reunir as autorizações das comunidades.
Os protocolos de consulta asseguram que comunidades indígenas possam exercer o direito de serem consultadas de forma livre, prévia e informada sobre medidas e empreendimentos que possam impactar seus territórios e modos de vida.
Elaboração passa por várias etapas
A Fase de Levantamento de Informações dos territórios envolve pesquisa documental e bibliográfica sobre o território e seu contexto histórico, econômico e socioambiental. Trata-se de uma fase preparatória para que a equipe do projeto tenha conhecimento sobre o território.
A Fase das Oficinas nas Terras Indígenas para que os indígenas sejam informados sobre direitos indígenas de uma perspectiva jurídica e sobre mecanismos de defesa de direitos e de consulta.
Em um segundo momento, as oficinas serão dedicadas à elaboração dos protocolos com o objetivo de discutir, deliberar e documentar os procedimentos de consulta e consentimento estabelecidos pelos indígenas que habitam o território. É nesta fase que os conhecimentos e expectativas são integrados para formar os protocolos, refletindo as decisões coletivas e respeitando a autonomia e os direitos dos indígenas.
A Fase de Validação do Protocolo de Consulta ocorre após a realização das oficinas, os povos indígenas se reúnem para a aprovação dos protocolos.
O projeto de instituição de protocolos de consulta começou em 2024, ao selecionar Terras Indígenas prioritárias que necessitam da iniciativa através de um levantamento da Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (SEGAT) do MPI.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- Morto a tiros no Colibri próximo de bar foi assassinado na frente da filha
- VÍDEO: Homem é executado e jovem fica ferida a tiros em bar
- Empresa de Campo Grande engana clientes com ‘golpe da piscina’ e dá prejuízo de mais de R$ 50 mil
- Anunciado em 2023, Parque Turístico do Céuzinho recebe licença para sair do papel
Últimas Notícias
Jeep Compass capota após bater em traseira de carreta na MS-295
Uma pessoa foi encaminhada para um hospital da região
UFMS abre seleção para professores substitutos em sete municípios
Inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro
Iguatemi abre seleção para auxiliar de creche com salários de R$ 1,7 mil
São ofertadas 10 vagas com inscrições presenciais nos dias 27 e 28 de janeiro
Morto a tiros no Jardim Colibri teria ido tirar satisfação após roubo de motocicleta
Vítima teve uma motocicleta furtada há dois dias
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.