O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) anunciou nesta quarta-feira, 23 de julho, investimentos de R$ 2 milhões em ações estruturantes e não estruturantes voltadas ao abastecimento de água, saneamento básico e desenvolvimento alimentar das comunidades indígenas de Dourados.
A assinatura do TED (Termo de Execução Descentralizada) com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) aconteceu durante o Seminário Nacional “Povos Indígenas e Acesso à Justiça”, realizado na FAIND/UFGD (Faculdade Intercultural Indígena).
“Água é vida, e vida digna é um direito de todos os povos. Esse investimento é um passo concreto para atender demandas históricas das retomadas Guarani Kaiowá. Estamos unindo políticas públicas, território e dignidade numa mesma estratégia”, afirmou Eloy Terena, secretário-executivo do MPI.

O Ministério ainda anunciou apoio financeiro para realização do II Encontro Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI 2022–2032) – Brasil, que será realizado na Terra Indígena Buriti, em Dois Irmãos do Buriti (MS).
A iniciativa será coordenada pela FAIND/UFGD e pretende fortalecer as línguas, saberes e modos de vida indígenas, e segundo a organização, reafirmando o compromisso do Estado brasileiro com a diversidade cultural e linguística dos povos originários.
O evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto. O tema da edição será ‘No chão do território a língua espírito refloresta mentes”, buscando refletir “a importância da conexão com o território por meio do cordão umbilical, o espírito da língua, pelo qual os nossos ancestrais estão presentes com todos os seus saberes, conectados com os territórios e que fazem povos indígenas respeitarem o chão do território”, detalha a organização.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***