Pular para o conteúdo
Cotidiano

Meu INSS: não recebeu notificação de descontos indevidos? Saiba como acessar

Beneficiários do INSS devem utilizar smartphone para acessar o aplicativo Meu INSS e verificar notificações sobre descontos em seus benefícios
Osvaldo Sato -
A partir desta quarta-feira (14) beneficiários poderão pedir a restituição (Foto: Agência Brasil)

Nove milhões de aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam, a partir de terça-feira (13), notificações sobre descontos efetuados em seus pagamentos por entidades associativas. Essa medida do INSS permite que beneficiários questionem cobranças não autorizadas, abrangendo um período de cinco anos retroativos.

Após investigação, foram constatados indícios de descontos irregulares, o que deflagrou a Operação Sem Desconto, uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União. Diante disso, o instituto suspendeu as parcerias com as entidades.

Agora, a partir do aplicativo Meu INSS, os beneficiários recebem notificação caso tenham tido descontos por associações. Na quarta-feira (14), terão acesso a quais associações e valores correspondentes. Assim, poderão contestá-los de forma simples e direta, e requerer a restituição dos valores cobrados indevidamente.

Passo a Passo para uso do Meu INSS

  • Baixe ou abra o ‘Meu INSS’: Caso não tenha o aplicativo, baixe-o gratuitamente na App Store ou Play Store; se já o possui, abra-o em seu celular.
  • Faça login: Utilize sua conta Gov.br para acessar o aplicativo, informando seu CPF e senha.
  • Verifique as notificações: Procure pelo ícone de sino no canto superior direito e clique para acessar a seção de “Notificações”.
  • Permita notificações (se necessário): Se não estiver recebendo alertas, toque no sino, vá em “Configurar Notificações” e habilite a opção “Permitir notificações”.
  • Identifique a notificação de desconto: Esteja atento à mensagem: “Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.
  • Consulte os descontos: Acesse o Meu INSS novamente e procure por “Consultar Descontos de Entidades Associativas” para ver o nome da entidade responsável.
  • Informe sobre a autorização: Dentro do serviço de consulta, indique se você reconhece e autorizou o desconto efetuado.
  • Solicite a devolução (se não autorizado): Caso identifique um desconto não autorizado, peça a devolução pelo próprio aplicativo, site ou pela central 135.
  • Acompanhe a solicitação: A entidade terá 15 dias úteis para comprovar a autorização ou ressarcir os valores.
  • Receba o reembolso (se confirmado indevido): Após o ressarcimento pela entidade, o INSS depositará o valor na sua conta bancária.

Proteja-se contra golpes

Lembre-se que o INSS fará contato exclusivamente por meio de notificações dentro do aplicativo Meu INSS. Desconfie de ligações telefônicas ou mensagens SMS que solicitem seus dados pessoais ou ofereçam auxílio para o processo de reembolso.

Em caso de dúvidas, utilize sempre os canais de comunicação oficiais do INSS, como o website gov.br/inss e a central de atendimento telefônico 135.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

De ‘menino medroso’ que a mãe decidiu levar ao teatro, Edu se tornou referência no brincar

Congresso pede ao STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

cepol amigo

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

calor

Semana termina com tempo estável e temperaturas que podem chegar a 33°C em MS

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Rússia alerta EUA, Coreia do Sul e Japão sobre aliança de segurança contra Coreia do Norte

Autoridades da Coreia do Norte afirmaram que se sente ameaçado pelos treinamentos militares dos EUA

Cotidiano

MS já emitiu mais de 392 mil multas em 2025; cadastro em aplicativo pode reduzir valor em 40%

Benefício é válido para quem reconhece a multa e faz pagamento dentro do prazo

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Neste sábado (12), mais de 100 médicos atendem nas unidades de saúde de Campo Grande

Brasil

SP: PMs são presos por execução em Paraisópolis

Agentes já tem histórico em ocorrências com confrontos